Batom vermelho sem erros: tudo que você precisa saber para lacrar no bocão!
Esse queridinho da beauté não sai da nossa boca, é amigo na hora de seduzir, de embelezar e de se destacar na multidão. Aliás, não deve haver mulher no mundo que não se sinta poderosa com um batom vermelho! Marcante e chamativo, esse item indispensável do nécessaire é praticamente uma dose de empoderamento em bastão (ou líquido!).
É claro que não há grandes dificuldades para aplicá-lo nos lábios. Porém, com algumas dicas profissionais, você pode fazer melhorias incríveis no make! Quer ver?
O tom ideal
Sim, cada uma de nós tem um vermelho para chamar de seu. A tonalidade do batom está inteiramente ligada a cor de sua pele e a de seus lábios. Segundo a maquiadora Daniella Vaz, do Jacques Janine Fashion Mall (RJ), é preciso observar se sua cútis tem um tom quente ou frio. "Peles quentes devem usar um vermelho mais alaranjado, já as frias combinam mais com vermelho frio [azulados]", afirma.
Claro, você pode usar todos os tipos, independente do subtom da sua pele. Mas vale avisar que se alguém de pele fria quiser usar um alaranjado, ela precisa saber que o batom vai ficar bastante chamativo, quase fluourescente. A mesma regra vale para quem tem pele quente! Se a pessoa usa um vermelho azulado, a cor vai se sobressair bastante!
Leia mais
- Plasma Rico em Plaquetas: entenda o tratamento de beleza proibido no Brasil
- 10 dicas definitivas para aprender a cuidar da pele de seu rosto
- Rolo de jade e quartzo rosa: conheça os massageadores faciais que são mania
No limite!
Pagar de batom borrado não é visto como algo "classudo" por aí! Cometer esse erro está mais para gafe do que qualquer outra coisa. Isso também vale para aquelas mulheres que não completam a linha da boca e deixam espaço sobrando.
É aí que entre a recomendação dos lápis de boca vermelho que, devido a seu formato, facilitam e muito o desenho do contorno. O correto é sempre aplicar antes do batom para deixar os limites dos lábios já destacados. "O ideal é que o lápis seja vermelho também. Caso não tenha, pode usar um tom mais cor de boca", diz Daniella.
O pincel de boca também é muito bem-vindo. "O bastão não te dá tanta precisão dos detalhes como um pincel e, para uma boca vermelha, os detalhes são fundamentais", opina.
Linda por mais tempo
Voltar da balada com o batom intacto nem sempre é sinônimo de que você não beijou ninguém. Isso porque a indústria do cosmético evoluiu e desenvolveu diversas opções de produtos com alta duração - que vão de 6 a 24 horas e só saem com demaquilante! Ou seja, o segredo de aumentar a durabilidade está em saber escolher na hora de comprar.
Segundo a maquiadora, a textura importa. Os mattes fixam mais por serem menos cremosos. "Opções em gloss, vinil ou muito cremoso durarão menos, pois não ‘seca’ muito nos lábios", diz. Para garantir durabilidade extra, ela também ensina o truque de aplicar um pouco de pó translúcido (sem cor) depois de passar o batom.
We <3 Coreia
Entre os itens mais cobiçados, está uma moda coreana chamada de “lip tatoo”, um produto que você passa nos lábios e não sai por nada! Apesar de chamarem de “batom”, trata-se de um gloss chamado Oops My Lip Tint Pack - que já é vendido por aqui na web por cerca de R$ 39. Funciona assim: após aplicar, deve-se esperar secar por 10 minutos, retirar a película e está pronto!
Um "booster" de cor
Quem quiser reforçar ainda mais o vermelho pode intensificar o tom com um truque chamado "apagar os lábios", que é passar base na boca para deixar no mesmo tom da pele e só depois aplicar o batom. "Vale para pessoas com forte cor natural nos lábios", diz.
Outra opção é aumentar o número de camadas. Porém, se o seu batom for muito cremoso é melhor não ir por esse caminho. Na verdade, indica-se inclusive tirar o excesso com algum papel antes de sair de casa. "Caso contrário a probabilidade de você se usar e sujar seu dente pode ser grande", avisa.
Borrou, e agora?
Acidentes acontecem e há sempre um jeitinho de contornar o erro. Daniella ensina o jeito mais prático de concertar: "gosto de limpar sempre com um contente ou um pincel chanfrado com um pouquinho de base da cor da pele da pessoa, que limpa e clareia tirando o vermelho em volta".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.