Rotina de beleza das coreanas tem 10 passos; veja como adaptar ao Brasil
Conhecidas pela pele viçosa, as coreanas seguem uma rotina rigorosa, focada nos cuidados com o rosto. Para conquistar o resultado delas, é preciso investir em tempo, dinheiro e paciência: o ritual envolve dez passos com diferentes produtos para limpar, hidratar e proteger a cútis.
Cada um tem suas particularidades: enquanto alguns se repetem dia e noite, outros são colocados em prática em apenas um desses períodos. E nem todos são feitos diariamente. A seguir, contamos os segredos por trás da beleza delas e como adaptar essa rotina ao dia a dia das brasileiras:
Veja também
- Cosméticos com ouro, pérola e diamante: pele mais bonita ou puro marketing?
- Espinhas na idade adulta: entenda as causas da acne e aprenda a tratá-la
- 10 dicas definitivas para aprender a cuidar da pele de seu rosto
1. Limpeza à base de óleo
A limpeza é dividida em duas fases e combina produtos de diferentes texturas para uma lavagem mais eficiente. Nesta primeira, os protagonistas são os óleos de limpeza, usados à noite, antes de dormir. Quando massageados no rosto, dissolvem e removem resíduos de poluição, filtro solar e até as mais resistentes maquiagens com delicadeza. Não tem o produto? O demaquilante bifásico é uma boa alternativa para tirar a maquiagem.
2. Limpeza à base de água
Na segunda fase, são usados produtos com fórmulas suaves -- como mousses, géis e espumas de limpeza sem sabão. “Eles garantem a remoção dos resquícios do óleo de limpeza, evitando que a pele fique com aspecto gorduroso”, explica o dermatologista Abdo Salomão, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Esse protocolo é seguido pelas coreanas à noite, para completar a limpeza dupla, e de manhã, como primeiro e único passo -- nesse período do dia, a limpeza a óleo está dispensada.
3. Esfoliação
Elimina as células mortas e promove limpeza profunda, que desobstrui os poros e revela uma pele mais uniforme, macia e radiante. Também turbina a absorção dos produtos que vêm na sequência. O que não pode é se empolgar e usar o esfoliante além da conta: “Uma ou duas vezes por semana é o limite, de acordo com cada tipo de pele”, avisa o dermatologista Jardis Volpe, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
4. Tônico
As asiáticas usam esse produto de dia e à noite para complementar a limpeza e equilibrar o pH da pele, que sofre variações por conta de fatores como clima e maquiagem. Além disso, ela ganha tônus e vitalidade. Para Jardis Volpe, o tônico é útil para brasileiras de peles mistas ou oleosas. “Ele limpa os poros e remove o excesso de sebo”, comenta. Por outro lado, é totalmente dispensável para quem tem pele normal ou seca, segundo o médico.
5. Essência
O principal item da rotina de beleza das coreanas ainda não é tão conhecido por aqui: a essência tem fórmula especial e diferenciada, como uma loção aquosa (algo entre um tônico e um sérum). De uso diurno e noturno, tem alta concentração de ativos que hidratam, reparam, aumentam a elasticidade e renovam as células da pele. Também prepara o rosto para receber o hidratante. Mas dá para viver sem -- o produto pode funcionar como um “mimo” para a pele após um dia cansativo.
6. Tratamento
Esse é o momento em que as coreanas escolhem séruns e boosters para cuidar de questões específicas, como manchas, rugas, poros dilatados, acne... Enquanto o primeiro age nas camadas mais profundas da derme com ativos concentrados, o segundo é ideal para dias em que a pele precisa de um SOS. Basta adicionar algumas gotinhas no sérum e a mágica acontece!
7. Máscaras de papel
Também conhecidas como sheet masks, têm se tornado cada vez mais populares. Elas são descartáveis e ficam embebidas em ativos variados: podem ser hidratantes, clareadores, calmantes, desintoxicantes... Vale usar uma ou duas vezes por semana, por 20 minutos. “É uma boa maneira de manter os ativos em contato com a pele por mais tempo e aumentar sua penetração”, observa Abdo Salomão. E dá pra turbinar ainda mais o efeito: “Depois de tirá-la, aproveite o restinho de produto que ficou no rosto para massageá-lo”, completa Jardis Volpe.
8. Creme para olhos
A região é bastante sensível e delicada, e as coreanas fazem questão de usar diariamente creminhos específicos para hidratar, atenuar olheiras e linhas de expressão, para um olhar renovado e luminoso. A dica é aplicar com o dedo anelar -- é mais fraco e, por isso, faz menos pressão -- em movimentos circulares e suaves de dentro pra fora: isso ajuda a ativar a microcirculação sanguínea, reduzindo o inchaço.
9. Hidratação
O hidratante reabastece o estoque de água da pele e devolve o aspecto saudável e luminoso. Nesta etapa, opta-se por uma versão compatível com cada tipo de pele. No geral, as mistas e oleosas costumam se comportar melhor com texturas em gel, enquanto as secas têm sede de fórmulas mais concentradas e cremosas. As sensíveis, por sua vez, pedem produtos livres de fragrância e com ação calmante. Use todos os dias!
10. Protetor solar
As coreanas nem pensam em colocar o rosto pra fora de casa antes de passar filtro solar -- hábito que vale repetir por aqui. O protetor é protagonista na prevenção do câncer de pele, do envelhecimento precoce e de manchas. E assim o ritual é finalizado... Ufa!
Ok, mas na prática...
Os dermatologistas concordam que o ritual coreano demanda muito tempo e não precisa ser seguido à risca pelas brasileiras. Pelo contrário: ele pode ser bastante abreviado para facilitar o dia a dia. “Cada pele tem necessidades diferentes, não é receita de bolo”, pondera Abdo Salomão. O ideal seria priorizar cuidados básicos: “As etapas obrigatórias incluem limpeza diária do rosto, hidratação e nutrição de acordo com o tipo de pele e uso do protetor solar”, afirma Jardis Volpe.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.