Em Cannes, 16 atrizes negras protestam contra o racismo no audiovisual
O Festival de Cinema de Cannes deste ano já entrou para a história. Depois de compor um júri com maioria feminina pela primeira vez em 70 anos, o evento foi palco do protesto de 16 atrizes negras – todas vestidas de Balmain – contra o racismo no audiovisual.
Na tarde de quarta-feira (16), o grupo formado por personalidades como Nadège Beausson-Diagne e Mata Gabine, se uniu em volta da atriz francesa Aïssa Maïga e declamou palavras de protesto.
Veja também
- Empregadores não aprenderam nada com movimento Me Too, diz estudo
- Kendall Jenner e Izabel Goulart apostam em vestidos reveladores em Cannes
- "Freiras" americanas que cultivam maconha chamam atenção em Cannes
A ação teve como objetivo chamar atenção para o projeto multimídia "Noire N’est Pas Mon Metier", que em tradução livre significa "O preto não é a minha profissão" e denuncia ações discriminatórias na contratação de atrizes negras na França e nos Estados Unidos.
Maïga, uma das líderes da ação, pediu que o estilista Olivier Rousteing, da Balmain, criasse os trajes usados no protesto. A grife, além de fornecer os modelitos, saiu em defesa do projeto e publicou um comunicado em apoio ao movimento.
Também participaram da ação as atrizes Maimouna Guèye, Eye Haidara, Rachel Khan, Sara Martins, Marie-Philomène Nga, Sabine Pakora, Firmine Richard, Sonia Rolland, Magaajyia Silberfeld, Shirley Souagnon, Assa Sylla, Karidja Tourè e France Zobda.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.