Afinal, qual será o lugar de Meghan Markle na linha sucessória ao trono?
Desde que anunciou o noivado com o príncipe Harry, há cinco meses, Meghan Markle mudou diversos hábitos: não pode tirar selfies com fãs, teve sua conta do Instagram apagada e incluiu na rotina aulas de etiqueta e defesa pessoal – tudo para agir como uma verdadeira integrante da monarquia. Mas, afinal, quais são as chances da ex-atriz chegar ao trono?
O título de duquesa de Sussex não garante a Meghan um lugar na linha de sucessão ao trono, já que apenas membros nascidos na família podem assumir esse lugar.
Veja também
- Elton John fará show no casamento de Harry e Meghan Markle, diz site
- Bar em Washington faz convite para comemorar casamento real
- Ativista de 12 anos é convidada para o casamento de Harry e Meghan
Com o nascimento de seu terceiro sobrinho, Louis, Harry passou a ocupar o sexto lugar na linha de sucessão ao trono e, por isso, é improvável que um dia ele assuma o lugar da avó, rainha Elizabeth 2ª. Se isso acontecer e as normas de sucessão não forem alteradas até lá, Meghan torna-se rainha consorte, termo usado para designar as cônjuges dos monarcas britânicos.
Uma rainha consorte recebe o título por acompanhar o rei, mas não tem as mesmas responsabilidades que o líder da monarquia.
Um movimento que pede por igualdade de gênero na monarquia alcançou o Parlamento Britânico, que discute atualmente mudanças na concessão dos títulos de consortes. Isto porque, embora as esposas de reis se tornem rainhas, os maridos de rainhas se tornam príncipes consortes. Foi o caso do príncipe Philip: quando Elizabeth herdou a coroa em 1953, ele não se tornou rei.
Caso a alteração proposta realmente entre em vigor, tanto Kate quanto Meghan poderão se tornar princesas consortes -- e não rainhas consortes -- com a ascensão de seus maridos ao trono.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.