Filmes com Bethânia são destaque da programação feminina do In-Edit Brasil
Em sua 10ª edição, o Festival Internacional do Documentário Musical, o In-Edit Brasil, é uma boa pedida para os próximos finais de semana de junho. Com 13 documentários sobre mulheres na música, o evento acontece até o dia 17 de junho em São Paulo e é gratuito -- exceto no Cine Sesc. Os destaques são os dois documentários de Maria Bethânia e da rapper negra Yzalú.
O "In-Edit Brasil" é um evento cinematográfico que nasceu em Barcelona em 2003, e atualmente acontece em países como Espanha, Chile, Grécia, México e Colômbia.
Confira a programação:
"Yzalú - Rap, Feminismo e Negritude"
Rapper negra, com limitação física, das margens da periferia da Grande São Paulo, Yzalú encontrou na música uma ferramenta de combate ao racismo, machismo e classismo. Seu single mais famoso, “Mulheres Negras”, se tornou um hino entre as feministas negras. O documentário é dirigido por Mayra Maldjian e Inara Chayamiti.
Onde: 15/06 - 19h30 - Matilha Cultural.
"Fevereiros"
A relação entre Maria Bethânia e o carnaval é notória. Desde sua infância em Santo Amaro da Purificação (BA), a cantora sempre cultuou essa festa, que marcou sua formação. Neste documentário, Bethânia recorda suas primeiras festas e também a importância da espiritualidade em sua vida.
Onde: 09/06 - 19h - Cine Sesc* / 12/06 - 17h - Spcine Olido /16/06 - 16h - Matilha Cultural.
*Sessão com presença do diretor Marcio Debellian.
"Maria Bethânia: Música é Perfume"
O diretor Georges Gachot conheceu Maria Bethânia quando veio ao Brasil para registrar a turnê do álbum “Brasileirinho”, em 2003. Ele ficou maravilhado e passou a acompanhar a cantora nos bastidores musicais: encontros, ensaios, gravações e passagens de som.
Onde: 08/06 - 15h - CineSesc* / 15/06 - 16h- Cinemateca Brasileira - Sala BNDES.
*Sessão com a presença do diretor Georges Gachot.
"As Mina na Batalha"
Dirigido por Grazie Pacheco, o documentário acompanha as batalhas de MCs em São Bernardo do Campo (SP). O Dia da Mulher foi celebrado com uma roda só de mulheres.
Onde: 15/06 - 19h30 Matilha Cultural*
*Após a exibição do filme, pocket show com Yzalú
"Badi"
O filme "Badi" observa a trajetória pessoal e a carreira internacional da cantora, violonista e compositora Badi Assad e tem direção de Edu Felistoque.
Onde: 08/06 - 17h - Cinesesc / 09/06 - 19h30 - Matilha Cultural /14/06 - 17h - Sp cine Olido
"Dona Onete - Flor de Lua"
Dona Onete tornou-se um grande nome da música popular brasileira nos últimos anos, mas sua vida não foi nada fácil. Depois de um relacionamento abusivo, ela libertou-se das amarras e começou a cantar.
Onde: 12/06 - 21h - Cinesesc*/ 13/06 - 17h - Centro Cultural São Paulo* /15/06 - 18h - Matilha Cultural.
*Sessão com a presença do diretor Vladimir Cunha e de Dona Onete.
"Grace Jones: Bloodlight"
A diretora Sophie Fiennes acompanhou Grace Jones durante vários anos nas reuniões familiares, gravações de discos, sessões de fotos e em sua casa em Paris. Neste documentário retrata a carreira da artista jamaicana, que sempre impôs sua forte personalidade em tudo o que fez.
Onde: 07/06 - 21h - Cine Sesc / 15/06 - 19h - Sp cine Olido.
"Maestrina da Favela"
Elem Silva dirige sozinha desde criança um grupo de percussão infantil no Pelourinho, Salvador (BA), a banda Meninos da Rocinha do Pelô. Neste filme, a diretora afro-americana Falani Afrika, que acompanhou Elem durante dez anos, mostra os momentos intensos da percussionista como a morte da mãe, de alguns integrantes de sua formação e a transformação de seu bairro.
Onde: 09/06 - 18h - Matilha Cultural / 12/06 - 15h - CCSP
"Queercore: How To Punk A Revolution"
De Bruce LaBruce e G.B. Jones às Riot Grrrls, o diretor Yony Leyser mostra a divertida e incendiária história de uma “vingança cultural” anárquica e transexual, cuja mensagem continua vigente.
Onde: 14/06 - 18h - Matilha Cultural /16/06 - 19h - Cinemateca Brasileira - Sala BNDES
"Rio Sonata"
Georges Gachot apaixonou-se por Nana Caymmi durante as gravações de Maria Bethânia: Música é Perfume. Com mais de 100 horas de gravações, o diretor apresenta um filme repleto de música e momentos mágicos, que envolvem Nana e muitos convidados especiais. Sem se prender à biografia da personagem, Gachot deixa a música e as palavras fluírem.
Onde: 14/06 - 18h - Cinemateca Brasileira - Sala BNDES
"Tetê"
Tetê Espindola é um dos personagens mais marcantes da música popular brasileira dos últimos 40 anos. Sua evolução como artista e figura pública está registrada neste filme-homenagem de Clara Lazarim.
Onde: 08/06 - 17h - CCSP / 12/06 - 18h Matilha Cultural.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.