Trabalho doméstico renderia a donas de casa 1 trilhão por ano, diz estudo
Se o trabalho doméstico fosse remunerado de acordo com a média do mercado, as mulheres donas de casa poderiam ganhar até 1 trilhão de reais por ano.
O dado parece absurdo, mas foi calculado pelo Instituto Locomotiva e divulgado na última segunda-feira (11), durante um fórum de igualdade de gênero promovido pelo Women 20 Argentina (W20), em São Paulo.
Veja também:
- Mulher faz desabafo tocante sobre trabalho doméstico e post viraliza
- Elas contam como contra-atacaram o machismo dentro do trabalho
- Trabalho doméstico e cuidado de pessoas ainda são considerados "coisa de mulher" no Brasil
O estudo usou como base o panorama de inclusão das mulheres brasileiras no mercado de trabalho, considerando fatores como horas de dedicação a tarefas domésticas e cuidados com os filhos, escolaridade, renda e participação formal no mercado de trabalho.
Outro dado alarmante apresentado pelo Instituto Locomotiva diz respeito à remuneração de homens e mulheres: uma mulher branca com curso superior e mais de 40 anos ganha 24% a menos que um homem neste perfil.
Para uma mulher negra com as mesmas características, a remuneração seria 63% mais baixa.
Maternidade
Ao discutir o cuidado com os filhos, o Women 20 Argentina concluiu que essa é uma das maiores barreiras para mulheres crescerem na carreira.
18% das mulheres que responderam à pesquisa dizem não ter com quem deixar o filho e, ao mesmo tempo, 31 milhões de entrevistados homens concordaram que elas não devem assumir cargos de grande responsabilidade porque podem engravidar e "abandonar" o trabalho durante a licença-maternidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.