Mulheres negras têm 19% menos chance de conseguir aumento salarial
Pedir aumento de salário não é nada fácil. E quando se trata de mulheres negras, a tarefa pode ser ainda mais complicada.
De acordo com uma pesquisa da consultoria norte-americana PayScale, mulheres não-brancas (isto é, negras, indígenas, latinas e asiáticas) têm chances 19% menos de ouvir "sim" quando pedem para receber mais por seus trabalhos.
Veja também
- Estas mulheres escolheram ganhar menos e contam suas razões
- Bônus bancário reforça cultura machista, diz painel britânico
- Elas contra-atacaram o machismo dentro do trabalho e contam o que aconteceu
Sabemos que estereótipos de gênero e raça prejudicam a ascensão profissional, mas um dado que surpreendeu os pesquisadores é que homens negros têm ainda menos chances de conseguir o bônus do que mulheres negras.
Em comparação com homens brancos, homens negros têm 25% menos possibilidades de ouvir "sim" da empresa, 6% a menos que as mulheres negras.
Antes de chegar ao tamanho deste abismo salarial, a pesquisa analisou quais gêneros e raças estão mais propensos a tomar a iniciativa de pedir o aumento. "Nós não vemos diferenças entre quem está pedindo aumento, apenas em quem está de fato recebendo mais", disse Lydia Frank, vice-diretora da PayScale, ao "The Lily".
Entre os homens e mulheres que nunca pediram aumento, eles disseram que não o fizeram porque já haviam recebido espontaneamente da empresa. Elas, por outro lado, nunca tomaram a iniciativa porque não se sentem à vontade para negociar valores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.