Peça com Jesus trans tem participação em festival cancelada em Pernambuco
A peça "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", na qual a atriz transgênera Renata Carvalho vive Jesus, foi retirada da programação do Festival de Inverno de Garanhuns, logo depois de ter sido incluída na programação inicial.
Desde o anúncio do cancelamento, a atriz tem se mobilizado nas redes sociais, alegando censura por parte do governo. Já a Secretaria de Cultura do estado e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), divulgaram nota em que dizem que a peça foi cancelara devido à "polêmica causada pela atração e da possibilidade de prejuízos das parcerias estratégicas e nobres que o (o festival) viabilizam".
Veja também:
- Pela primeira vez, modelo trans vence Miss Espanha e irá ao Miss Universo
- "Liniker está mudando como os trans são vistos no Brasil ", diz site gringo
- Travesti é quem não fez cirurgia e trans é quem fez? Não. Amara Moira quer que as pessoas entendam isso
"Falaram que é uma peça que promove o ódio e o preconceito. É transfobia pura", diz Renata. Na peça, ela vive Jesus e traz para debate a questão de que Jesus poderia ser qualquer um, inclusive uma travesti.
"E a resposta negativa é porque a gente dá luz a assuntos que estão marginalizados. A gente quer abrir mentes e corações para que esse país nãoo seja o país que mais mata travestis no mundo. A gente quer aprar de morrer". Ela está organizando uma mobilização nas redes sociais para tentar levar a peça para a cidade, na data do festival, de maneira independente.
"O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" estreou em 2016 e já teve mais de 100 apresentações, inclusive fora do Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.