Iranianas dançam em apoio a influencer presa por postar vídeos dançando
Maedeh Hojabri é uma jovem iraniana que se tornou influencer por postar vídeos em que aparece dançando, tanto músicas iranianas quando ocidentais no Instagram. Mas, segundo a BBC, ela foi presa na última semana exatamente por fazer esses vídeos sem usar o véu nos cabelos, o que foi considerado uma violação das normais morais do país.
Como forma de protesto e apoio à jovem, outras mulheres começaram a publicar vídeos dançando em apoio a Maedeh, com hashtags que traduzem como "dançar não é um crime" e "Maedeh livre".
O Irã tem rigorosas leis em relação aos comportamentos permitidos para mulheres. Na sexta-feira (6) a jovem teria feito uma confissão, transmitida pela televisão estatal, que ativistas alegam ter sido forçada. Segundo a AP, ela foi solta após pagar fiança.
O perfil de Maedeh na rede social não está mais disponível, mas diversos outros perfis, nenhum deles verificados e alguns de fã clubes, seguem republicando seus vídeos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.