1 em cada 4 mulheres fica confusa ao lidar com a primeira menstruação
Poucas instituições hoje em dia se preocupam em fornecer um aprendizado sexual para as crianças e isso é preocupante, até porque o assunto vai muito além do sexo – que pode ser visto como tabu para muitos – e engloba assuntos importantes para o bem-estar da mulher com o seu próprio corpo.
Essa condição foi confirmada por um estudo conduzido pela OnePoll, em parceria com a Diva Internacional Inc., que consultou 2 mil mulheres norte-americanas, maiores de 18 anos, para saber como foi lidar com a primeira menstruação. E os resultados foram alarmantes.
Veja também
- 9 coisas que você precisa saber sobre sexo durante a menstruação
- Sexo menstruada: elas contam porque vale a pena superar esse tabu
- Como se produz a menstruação e por que algumas mulheres sentem mais dor durante este período
Os dados coletados pela pesquisa mostraram que 30% delas ficaram completamente confusas com a chegada do seu primeiro período menstrual. Enquanto 43% disseram ter ficado “assustadas” com a experiência e 52% ficaram envergonhadas por isso.
Tais estatísticas estão diretamente ligadas ao fato de que 48% das mulheres afirmaram nunca terem conversado com alguém próximo ou um profissional sobre a menstruação antes que ela acontecesse, o que as deixou despreparadas. Já as que fizeram isso, revelaram terem sido aconselhadas pela mãe sobre como lidar com o período.
Embora os números sejam um pouco preocupantes, o estudo mostrou também que isso está mudando progressivamente com a nova geração de mulheres; mais preocupadas com suas saúdes. 44% delas contaram se sentir confortáveis ao falar sobre o período menstrual depois que o vivenciaram pela primeira vez e 70% disseram se sentir confortáveis para falar sobre o assunto após tê-lo experienciado.
“Como pais, podemos encorajar mudanças positivas sobre o discurso em relação ao período menstrual e liderar uma educação sobre o que esperar, como se preparar e porque a experiência da menstruação reflete em como valorizar e orgulhar-se de si mesma”, disse Erik Kikuchi, presidente da Diva Internacional Inc.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.