Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


1 em cada 4 mulheres fica confusa ao lidar com a primeira menstruação

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Da Universa

11/07/2018 14h32

Poucas instituições hoje em dia se preocupam em fornecer um aprendizado sexual para as crianças e isso é preocupante, até porque o assunto vai muito além do sexo – que pode ser visto como tabu para muitos – e engloba assuntos importantes para o bem-estar da mulher com o seu próprio corpo.

Essa condição foi confirmada por um estudo conduzido pela OnePoll, em parceria com a Diva Internacional Inc., que consultou 2 mil mulheres norte-americanas, maiores de 18 anos, para saber como foi lidar com a primeira menstruação. E os resultados foram alarmantes.

Veja também

Os dados coletados pela pesquisa mostraram que 30% delas ficaram completamente confusas com a chegada do seu primeiro período menstrual. Enquanto 43% disseram ter ficado “assustadas” com a experiência e 52% ficaram envergonhadas por isso.

Tais estatísticas estão diretamente ligadas ao fato de que 48% das mulheres afirmaram nunca terem conversado com alguém próximo ou um profissional sobre a menstruação antes que ela acontecesse, o que as deixou despreparadas. Já as que fizeram isso, revelaram terem sido aconselhadas pela mãe sobre como lidar com o período.

Embora os números sejam um pouco preocupantes, o estudo mostrou também que isso está mudando progressivamente com a nova geração de mulheres; mais preocupadas com suas saúdes. 44% delas contaram se sentir confortáveis ao falar sobre o período menstrual depois que o vivenciaram pela primeira vez e 70% disseram se sentir confortáveis para falar sobre o assunto após tê-lo experienciado.

“Como pais, podemos encorajar mudanças positivas sobre o discurso em relação ao período menstrual e liderar uma educação sobre o que esperar, como se preparar e porque a experiência da menstruação reflete em como valorizar e orgulhar-se de si mesma”, disse Erik Kikuchi, presidente da Diva Internacional Inc.