Topo

Recomenda

Dicas de filmes, séries, leituras, sons, espetáculos


Recomenda

História em quadrinhos conta como a vagina virou um tabu na sociedade

A  relação da humanidade com a genitália feminina é revisitada nos quadrinhos de Liv Strömquist - Divulgação
A relação da humanidade com a genitália feminina é revisitada nos quadrinhos de Liv Strömquist Imagem: Divulgação

Helena Bertho

da Universa

22/07/2018 04h00

Por que a genitália feminina é um assunto tão tabu? É essa pergunta que a cartunista Liv Strömsquist tenta responder no livro "A Origem do Mundo: uma história cultural da vagina ou da vulva vs. o patriarcado" (ed. Quadrinhos na Cia, R$ 69,90). Usando a linguagem dos quadrinhos, com muita ironia, bom humor e uma extensa pesquisa histórica, ela reconta como a relação da humanidade com a vagina e a vulva mudou ao longo dos tempos.

Lendo os quadrinhos, é possível saber sobre sociedades antigas que adoravam vaginas e como alguns cientistas que, segundo Liv, "que se interessaram um pouco demais por aquilo que se costuma chamar de 'genitália feminina'" ajudaram a transformá-las em algo vergonhoso, um assunto sobre o qual não se fala.

É uma HQ para ler sorrindo, a cada página pensando: "nossa! Então é por isso que eu quero diminuir meus grandes lábios" ou "uau! Então foi assim que o clitóris sumiu dos livros". E, ao final, sair com o delicioso alívio de saber que está, sim, tudo ótimo com a sua vagina -- o problema é a sociedade mesmo.

Recomenda