Cabelo loiro: como e para que usar matizador, desamarelador e platinador
Toda loira sabe: descoloriu, tem que cuidar. Mas os produtos disponíveis para quem clareou os fios são muitos e fica fácil confundir para que servem e quando usar matizadores, desamareladores e platinadores. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa feita pela Griffus Cosméticos, cerca de 75% das entrevistadas não sabem diferenciá-los.
Esses produtos servem para manutenção do tom, mas têm diferenças, segundo Rodrigo Benfica, técnico Master Nacional da Aneethun. E, se usados de forma certa, os fios vão seguir saudáveis e bonitos por muito mais tempo. Agora, saiba tudo sobre eles e aproveite o melhor do seu loiro.
Veja também
- Quanto custa ser loira? Cabeleireiro das famosas revela
- Loiro é a cor do verão! Veja dez tendências para adotar a cor em 2018
- Julianne Trevisol adota loiro nos fios: "Não me aguento, amo mudar"
O que acontece com os fios quando são descoloridos?
Todo processo de descoloração é uma agressão. “Quando é aplicado o pó descolorante as cutículas dos fios abrem e, então, começa o processo de retirada do pigmento do cabelo. O processo acaba eliminando também componentes importantes da fibra, como a queratina e outros nutrientes”, explica o cabeleireiro Flavio Nunes. Outro ponto importante levantado pela hairstyist Kelly Farias, da equipe de Romeu Felipe, é fazer a descoloração em etapas, com um profissional que respeite a integridade do fio. Isso evita o ressecamento em excesso e até mesmo um corte químico, em que a queda é bastante densa.
Por que o cabelo descolorido tende a amarelar?
Com o tempo, é normal o cabelo perder o tom e ganhar a temida cor amarelada ou alaranjada. Isso ocorre por diversos motivos: poluição, mudança de temperatura, água do chuveiro – normalmente ela tem cobre e cloro –, lavagem e uso de aparelhos quentes em excesso e a falta de produtos próprios para cabelos descoloridos. Tudo isso não só danifica o loiro como pode causar frizz, pontas duplas, opacidade e dificuldade em desembaraçar, aponta Rodrigo Benfica.
Quais as diferenças entre platinadores, matizadores e desamareladores?
Os três produtos evitam que o cabelo amarele, mas cada um tem uma função diferente. Usá-los do jeito certo vai evitar que os fios e a cor fiquem prejudicados.
Platinadores: Mantêm o cabelo platinado, ou seja, com tons brancos, cinza e prata. Têm pigmento azul, que neutraliza reflexos amarelados, garantindo o efeito cinza-platinado, conta Rodrigo. Importante: o platinador é usado exclusivamente por profissionais, como tratamento logo após a descoloração.
Matizadores: Com pigmento roxo, neutralizam as cores indesejadas tanto no processo de coloração quanto no de descoloração, para ajustar o tom de loiro desejado. “Eles devem ser usados no salão, logo depois a descoloração ou coloração. Não se deve usá-los nunca em casa”, ressalta Kelly. Apenas xampus e condicionadores estão liberados, já que a fórmula é mais suave que a usada pelos profissionais, conta Bruno Ximenes, hairstylist e colorista do C. Kamura e artista da Wella Professionals. Experimente adotá-los a cada 15 dias para se ter um bom resultado.
Desamareladores: São os mais conhecidos pelas loiras. Com pigmento violeta em quantidade moderada, corrigem tons amarelados, proporcionando um loiro mais luminoso e intenso, conta Rodrigo Benfica. São indicados para manutenção também em casa -- uma vez por semana.
Quais outros produtos devem ser usados do dia a dia?
Produtos específicos são importantes para de devolver a elasticidade, a queratina e a selagem dos fios. Mas atenção: prefira os específicos para cabelos quimicamente tratados e deixe de lado aqueles para fios coloridos. “A loira passa pelo processo de descoloração, ou seja, no processo é retirada a cor e não acrescentada como no caso dos cabelos coloridos por tintura”, ressalta Bruno. Além disso vale investir em xampus, condicionadores e máscara com minerais, nutrientes e proteínas. Se o cabelo tende a ficar mais ressecado, abuse de ingredientes como tutano, macadâmia, camelina e vitamina E, indica Rodrigo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.