Elas mandam no pop: artistas mais influentes da música atual são mulheres
M.I.A., Amy Winehouse, Karen O.(Yeah Yeah Yeahs), Beyoncé e Brittany Howard são as cinco vozes femininas no topo de uma lista das mais influentes artistas do milênio. A música pop hoje é dominada por mulheres. A conclusão é de um levantamento feito pela rádio pública norte-americana NPR, que diz que desde o início do novo milênio, são elas que mais inovam, ditam tendências e produzem cultura pop.
A lista parte de um projeto chamado "Turning The Tables", que faz análises do que ocorre hoje na música sem se ater a padrões e buscando novos modos de enxergar o mundo da cultura. Para falar das mulheres, uma equipe analisou todos os sucessos lançados do ano 2000 em diante para chegar à conclusão que a presença feminina foi mesmo mais marcante que a dos homens, ao contrário do que ocorreu no século passado.
Veja também
- Reino unido terá primeiro festival de música para mulheres
- Mulheres criam site para denunciar música machista
- Alicia Keys anuncia campanha para mulheres na música
A equipe montou uma compilação com 200 músicas e a explica no site como sendo uma “lista que aborda a história em formação, celebrando mulheres e músicos não binários cujas canções estão redefinindo gêneros e atitudes e mudando nosso senso do que a música popular pode ser neste século”.
O projeto faz diversas análises sobre a necessidade de igualdade de gêneros nos palcos de festivais e shows à importância da influência musical de latinas e negras, além de como alguns nomes como Christina Aguilera, The Dixie Chicks, PJ Harvey e o movimento feminista Riot Grrrl foram fundamentais para pavimentar o caminho das artistas de hoje
Por aqui - as mulheres também são poderosas na música nacional. A começar por Anitta, os nomes femininos ou não binários são os maiores destaques do pop brasileiro nos últimos anos, seja com a ousadia de Karol Conka, Simone e Simaria, Pabllo Vittar, Céu, Tulipa Ruiz e Mallu Magalhães.
Aqui, a lista completa com as 200 músicas do projeto pode ser conferida no site oficial da NPR.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.