Artista recria obras de DaVinci, Sanzo e Botticelli com pessoas negras
A artista plástica Harmonia Rosales trabalha recriando importantes obras da história da arte e, consequentemente, a presença dos negros nas artes plásticas.
Como? Substituindo personagens de "O Homem Vitruviano", de Leonardo DaVinci, e "O Nascimento de Vênus", de Sandro Botticelli, por pessoas negras, especialmente mulheres, subrepresentadas em museus de arte mundo afora.
Veja também
- Beyoncé contrata primeiro fotógrafo negro na história da "Vogue"
- Paris Jackson pede que fãs parem de clarear sua pele nas fotos
- Beyoncé e Jay-Z recriam cena emblemática entre atleta negro e Hitler
Trata-se de uma luta pessoal: Harmonia é afro-cubana e "acredita na arte com significado, e que esse significado tenha impacto", diz, em seu site.
Sua primeira coletânea, com 50 quadros do tipo, ganhou o nome de "B.I.T.C.H.", sigla para "Black Imaginary To Counter Hegemony", ou "Imaginário Negro Contra a Hegemonia", em tradução livre.
O mais impressionante deles é, provavelmente, a releitura de "A Criação do Homem", em que Deus foi substituído por uma mulher negra. Na versão da artista, a obra foi rebatizada de "A Criação de Deus".
Além dos quadros citados acima, Harmonia recriou obras de artistas como Rafael Sanzio e Michelangelo, que originalmente retratam apenas pessoas brancas. Veja:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.