O que vestir na casual friday? Veja dicas para acertar na roupa de trabalho
As empresas com código de vestuário rígido e formal geralmente adotam um dia na semana para os funcionários usarem roupas mais leves e descontraídas. A casual friday (sexta-feira casual, em tradução livre) existe com esse objetivo: levar a imagem pessoal para dentro do ambiente corporativo, conferindo personalidade ao look profissional.
Mas isso não significa investir em roupas chamativas, muito curtas ou com decotes ousados. Mesmo na sexta-feira, o dress code da companhia deve ser respeitado. O primeiro passo é entender o nível de formalidade da empresa e estar preparado para eventuais encontros com clientes e reuniões inesperadas.
Veja também
- Como usar no inverno body, pantacourt e mais tendências do verão
- Casaco-vestido cai no gosto das famosas e vira a aposta do inverno
- Beabá do xadrez: conheça as padronagens da tendência que vai dominar 2018
“Casual friday não combina com roupa de balada: se o programa a seguir vai ser esse, é melhor trocar. Devem ser evitadas sempre transparências, saias curtas, decotes exagerados, roupa muito justa ou que precise ficar sendo ajeitada a todo momento”, recomenda a consultora de imagem Marcia Crivorot.
A dica é sempre manter um sapato de salto e um blazer no escritório. Curingas, essas peças deixam mais polida até mesmo a combinação de jeans e camiseta. Na dúvida, confira alguns truques de estilo para escolher um traje que não pareça ousado ou extravagante:
1. Aposte nas cores
Em empresas onde o dress code é rígido, vale a escolha de tons de cores diferentes, saindo do clássico preto e branco. Uma tonalidade vibrante quebra a formalidade e deixa a produção mais estilosa.
“Para empresa muito formal, indicaria cores neutras, em combinações com bege, cinza e marrom, por exemplo. Outra dica importante é que se optar por cores mais quentes, utilizar na parte debaixo do look (calças ou saias), para que a atenção não fique voltada na parte superior”, afirma a professora Rúbia Medeiros Figueiredo Guimarães, do curso de Design de Moda da UniDrummond, de São Paulo.
2. Jeans na medida certa
Se por um lado o jeans deixa o visual mais descontraído, de outro, pode deixar o look de escritório com cara de final de semana. Por isso, é preciso tomar o cuidado de não eleger calças com sinais de desgaste, como jeans rasgado ou desfiado demais. Neste caso, prefira itens com lavagem discreta e modelagem reta.
Camisas jeans são bem-vindas, especialmente em composições com saias até os joelhos. Vestidos no estilo chemise e jaquetas do tecido também podem ser usadas, desde que as combinações fujam de um estilo sexy e muito ousado.
3. Pegada esportiva
Na onda do athleisure, as roupas de ginástica transcendem as academias. Mas não combinam em nada com o escritório. Mesmo na casual friday, peças como calças legging, jaquetas esportivas, bermuda ciclista ou roupas que deixam a barriga de fora não condizem com o ambiente corporativo.
Mas algumas roupas podem ser adaptadas: é o caso do moletom e a track pants. “A peça com friso lateral remete ao look esportivo e pode ser adequada ao ambiente de trabalho se combinada com uma camisa bacana ou blusa com algum detalhe, como assimetria e botões diferenciados”, analisa Marcia Crivorot.
4. Camisetas
As camisetas invadiram as ruas, mas devem ser usadas com moderação no ambiente corporativo. “Se a empresa permitir looks menos formais, as t-shirts são bem-vindas, desde que frases ou estampas não sejam chamativas”, reforça a professora de moda Rúbia Medeiros.
Na dúvida, prefira modelos básicos que podem ser complementados com um blazer ou jaqueta de tecido estruturado, além de acessórios como um lenço e um colar. E cuidado com camisetas com frases ou palavras em inglês: elas podem ter duplo sentido e passar uma imagem que não é aquela desejada.
5. Acessórios certos
Um ponto de cor em um colar ou bolsa faz toda a diferença na produção para o trabalho. Já o brilho em excesso deve ser evitado, assim como chinelos.
“Acessórios maiores, como brincos, colares ou pulseiras, devem respeitar a harmonia entre eles e não comprometer a comunicação do rosto”, acredita Rúbia. Nos pés, aposte nos sapatos que são tendência: mules de salto baixo e bico fino arrematam o visual tanto com calças como com saias e vestidos, assim como sandálias coloridas com salto grosso, tênis e sapatos versões flats.
Dicas certeiras para a casual friday
- Prefira roupas que causam a impressão de seriedade e sejam, ao mesmo tempo, descontraídas, combinando com a proposta do dia;
- Aposte na alfaiataria em contraste com peças como camisetas e tênis;
- Calça social, saias abaixo do joelho e camisas continuam bem-vindas;
- Cuidado com lingerie aparente, blusas com decote e peças transparentes;
- Vestidos são curingas, especialmente modelos com mangas, abaixo dos joelhos e com saias fluidas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.