Vitamina melhora a pele e o cabelo? Confira as melhores formas de aplicar
À frente do programa "Superbonita", do canal GNT, a cantora Karol Conka diz que a investida pelo universo da beleza tem trazido muito conhecimento para seu dia a dia. Um desses aprendizados se traduziu no uso de vitaminas para nutrir cabelos e pele:
"Com o 'Superbonita' eu aprendi muitos truques. Por exemplo, como selar a pele com pó compacto após o uso da base, para maior durabilidade da maquiagem mesmo após horas de show. Também borrifo um complexo de vitaminas no rosto e cabelo, para auxiliar a hidratação", revela.
Veja também
- A moda também me ajuda a fazer bonito no palco, diz Karol Conka
- Acordei com a pele queimada: quando o microagulhamento caseiro dá errado
- Vitamina C: conheça este potente antioxidante e clareador que está em alta
Cabelo vitaminado
Segundo Letícia Roselli, farmacêutica especializada em química cosmética e diretora de educação da Phyto Paris, as vitaminas podem, sim, ser aliadas na hora de manter os cabelos bonitos: "As vitaminas são nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo e essenciais para o desenvolvimento saudável do ciclo capilar. A Vitamina A, por exemplo, é um micronutriente que participa do crescimento dos fios, quando ingerida. Quando usada em produtos tópicos, direto na fibra capilar, promove maior hidratação e maleabilidade", explica.
Ela também exalta a importância da vitamina E durante o cuidado das mechas: "A vitamina E é um nutriente que possui diversas funções e benefícios para os cabelos. O seu uso aumenta a circulação sanguínea e, como consequência, o aporte dos nutrientes no couro cabeludo. Além disso, ela tem um papel antioxidante importante, combatendo os radicais livres e também, quando aplicado topicamente, protegendo as cores dos fios contra o desbotamento", completa.
Pele vitaminada
Tais vitaminas também são benéficas para a pele, segundo Gustavo Limongi, médico especialista em dermatologia e membro da Academia Brasileira de Dermatologia: "Na pele, a principal ação da vitamina E é atuar bloqueando os radicais livres que causam envelhecimento precoce e, assim, evitar a formação de rugas; além de ter uma ação hidratante. Já a vitamina A, além da ação antioxidante, é um agente importante no processo de cicatrização e na pigmentação, deixando a pele com características mais homogêneas", elucida. "É um potente estimulador de produção de colágeno, dando maior firmeza para a pele e atuando também com funções antirruga e antiacne."
Como usar
Mas não dá para simplesmente pegar vitaminas aleatórias e passar na pele, como explica a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): "Se você pegar ampolas de vitaminas aleatórias e borrifar simplesmente na pele nada vai acontecer, pois temos um extrato córneo, defensor da nossa pele, que é de difícil penetração. Agora se a gente fala de vitamina A vetorizada ou fórmulas específicas ricas em vitaminas é possível aproveitar sim os benefícios e potencial antioxidante", alerta.
Além de fórmulas desenvolvidas por profissionais, usadas em casa para melhorar pele e cabelos, tratamentos de cabine também auxiliam no uso das vitaminas em prol do rosto:
"Pode ser feito um microagulhamento e depois realizado o drug delivery (quando ativos são depositados nesses pequenos furos feitos pelo microagulhamento) com uma combinação de produtos que dependerá da demanda de cada cliente. A vitamina E, por exemplo, é utilizada quando a pele precisa de hidratação. Para rejuvenescimento é utilizado um derivado de vitamina A, o retinol", esclarece Gustavo.
Microagulhamento robótico com drug delivery de vitaminas
O que é? Aparelho que faz pequenos furos na pele para, posteriormente, servirem de entrada profunda de ativos de tratamento, como vitamina E -- para hidratação, e retinol -- para rejuvenescimento.
Resultados esperados: Tratamentos mais eficientes, seja para aumento da hidratação, diminuição de linhas e manchas.
Duração: Até 45 minutos, para rosto e pescoço. É recomendável aplicação de pomada anestésica meia hora antes.
Quantidade de sessões: Quatro.
Contraindicação: Acne severa, gestantes e sensibilidade ao ativo.
Manutenção: Sessões mensais até atingir protocolo completo -- quatro vezes, em média -- e manutenção anual.
Valor da sessão: A partir de R$ 1.000.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.