Quer pintar o cabelo? Conheça técnicas de coloração e cuidados para os fios
Há mulheres que adoram mudar a cor do cabelo, fazer mechas, luzes e apostar em tons da moda, outras preferem dar um "up" no visual com cores mais naturais e há ainda quem opte apenas por cobrir os fios brancos.
Existem diversas técnicas e produtos para quem resolveu fazer coloração. Além disso, há procedimentos que tratam as mechas, minimizando seus danos.
Veja também:
- Quer ter cabelo colorido? Veja quanto custa e os cuidados para mantê-lo
- Dua Lipa surge de cabelo... verde! Veja outras famosas com fios coloridos
- "Flannel hair" é nova tendência de coloração para quem quer ficar ruiva
Se já está com vontade de escolher o próximo look, saiba tudo sobre cada método e veja qual mais combina com você:
Tintura
Muito comum, a coloração à base de tinta retira o pigmento da cor do cabelo para depositar um novo, explica Jeferson Ribeiro, hairstylist da Maison Jacques Janine, de São Paulo.
Esse processo é permanente e, nos salões, a tintura é misturada com água oxigenada de variados volumes -- tudo depende da cor desejada, diz o cabeleireiro e personal hair Flavio Nunes. As versões caseiras já vêm prontas para aplicar, mas, se não houver prática, os fios podem ficar manchados.
Vantagens: Segundo a química Cristiane Batista, química da Acquaflora Cosméticos, a tintura cobre 100% dos fios brancos, clareia até quatro tons, resiste bem a lavagens e agentes externos, como a poluição e a oscilação de temperatura, tem boa durabilidade, além de cores vibrantes e duradouras.
Desvantagens: Como as cutículas dos fios são abertas durante o processo, eles acabam perdendo nutrientes e água, tendo como resultado o ressecamento. Outro ponto é a química das tinturas – a amônia, uma das principais substâncias, pode causar alergias e irritação no couro cabeludo, esclarece Cristiane.
Como cuidar: Para manter a cor por mais tempo, Flavio Nunes aconselha usar em casa produtos específicos para fios coloridos -- xampu, condicionador e máscara hidratante, que deve ser usada ao menos uma vez por semana. “Coloque na rotina uma visita quinzenal ao salão para fazer um banho de brilho. Ele é ideal que para prolongar a cor e hidratar de forma mais profunda”, recomenda.
Tonalizante
Funciona como uma espécie de película. “Por não ter amônia, não abre as escamas do fio para tirar sua cor e depositar uma nova. Ele apenas cobre as mechas e, por isso, não é tão agressivo”, conta Jeferson Ribeiro.
Esse produto ajuda também a intensificar a cor dos cabelos -- naturais ou coloridos -- e, se contiver pigmentos acinzentados ou prata, dá fim ao amarelado dos fios descoloridos, diz Flavio Nunes.
Vantagens: Por ter componentes menos agressivos, causa menos danos aos fios. Também é uma ótima alternativa para quem quer mudar o visual mas tem cabelos com relaxamento ou progressiva. Tem mais: o produto consegue cobrir até 70% dos fios brancos, o que garante um aspecto bem natural, explica Cristiane Batista.
Desvantagens: Só clareiam até dois tons, o que limita um pouco a variedade de looks. Não tem longa duração, já que a pigmentação não é permanente e, a cada lavagem, acaba saindo um pouco da cor -- dura, em média, cerca de 20 dias.
Como cuidar: Por conter menos química que outras técnicas de coloração, não é necessário visitar o salão para hidratar os fios. Basta usar produtos com agentes emolientes e máscara hidratante a cada 15 dias.
Xampus e máscaras tonalizantes
Ideal para realçar a cor das mechas, pois impede que a coloração -- ou os fios brancos -- fiquem com aspecto envelhecido e desbotado. Isso ocorre porque o produto tem pH alcalino, que abre as escamas dos fios e deposita só um pouquinho de cor.
“Por isso, é importante escolher o tom mais próximo da cor do cabelo, colorido ou não: vermelho, marrom, loiro, mel...”, ressalta Jeferson Ribeiro.
Vantagens: Práticos, podem ser aplicados em casa, uma vez por semana. Não agridem os fios e são aliados para cobrir os primeiros fios brancos ou serem usados após a tintura, por reforçar o brilho e realçar o tom.
Desvantagens: Não têm poder de clarear o cabelo. Ou seja, se a ideia é um visual mais ousado, não é o procedimento indicado. O pigmento fica apenas sobre a superfície dos fios.
Como cuidar: Não prejudica os fios como a tintura ou a descoloração. Isso significa que você pode manter sua rotina de hidratação normal. Ou seja, com xampus, condicionadores e máscaras hidratantes específicas para o seu tipo de cabelo.
Descoloração
A principal função do descolorante é retirar a cor do fio sem depositar um novo pigmento. É um processo químico intenso, que pode transformar o cabelo castanho-escuro em loiro claríssimo, explica Jeferson Ribeiro. Durante a técnica, é usada água oxigenada de volume 20, 30 e até 40 -- quanto maior, mais claro vai ficar o cabelo.
Vantagens: Os tons feitos com descoloração vão dos mais discretos aos mais chamativos -- é possível fazer luzes, mechas, balayage, trazer profundidade aos fios e até criar uma base platinada para acrescentar tintas coloridas, em tons fantasia, como azul, verde ou rosa.
Desvantagens: A água oxigenada é bastante agressiva. Ela abre as cutículas dos fios, eliminando todo o pigmento até chegar ao tom desejado, o que faz com que fiquem bastante ressecados e sem nutrientes.
Como cuidar: A atenção deve ser redobrada. Primeiro, é necessário usar produtos específicos para cabelos descoloridos. Isso inclui os desamareladores, que devem ser usados com máscara hidratante toda semana, sem falta. Visitas ao salão a cada 15 dias para a manutenção do loiro é fundamental. “A matização feita por um profissional é ideal para manter a cor viva e sem aquele tom alaranjado”, diz Flavio Nunes.
Henna
Dentre as opções de coloração, a henna é considerada a mais natural de todas. Ela funciona como uma “maquiagem” sobre o cabelo, agindo principalmente nos fios brancos.
“Por isso recomendo para mulheres que querem cobri-los, mas sem abusar da química”, conta Jeferson Ribeiro. Existem duas versões disponíveis: a em pó e a líquida. “Caso seja em pó, basta misturar o produto com água, respeitando as instruções da marca. Nas versões líquidas, basta aplicar mecha a mecha”, diz Flavio Nunes.
Em ambos os casos, deve ser aplicada nos fios limpos -- úmidos ou secos. O tempo de ação varia conforme o tom desejado, basta olhar as indicações da embalagem.
Vantagens: Não contém substâncias químicas sintéticas; são todas naturais e, por isso, não fazem mal a saúde. A henna garante, ainda, fios mais encorpados e com brilho.
Desvantagens: A técnica não cobre 100% dos fios, o que faz dela uma coloração bem discreta. Também não dura como as tinturas tradicionais e, a cada lavagem, perde-se um pouco do tom. “As cores também são limitadas aos dourados, vermelhos e castanhos”, atenta Jeferson Ribeiro.
Como cuidar: Você vai precisar de xampus e condicionadores com agentes hidratantes. A máscara pode ser usada a cada 15 dias para ajudar a manter a cor por mais tempo.
5 mandamentos para quem for colorir o cabelo em casa
Com exceção da descoloração, que se feita de forma errada pode causar queda dos fios e até corte químico, todos os outros procedimentos estão liberados para fazer em casa. Mas fique atenta a algumas dicas:
- Ao aplicar qualquer produto, use sempre luvas. Como as tinturas contêm pigmentos, elas podem manchar a pele.
- Para evitar manchas na testa e nas têmporas, aplique hidratante ou vaselina ao redor da cabeça, ao longo da linha do cabelo. Uma vez protegidas, os pigmentos não vão agir sobre essas áreas
- Procure usar tintas e tonalizantes com o cabelo levemente sujo. A oleosidade ajuda a proteger os fios das agressões da coloração.
- Nunca aplique o produto de uma vez só sobre a cabeça. Você deve separar o cabelo em mechas médias, aplicar a tintura sobre a raiz em direção às pontas. Assim, o resultado será mais homogêneo.
- Se ainda falta um pouco de prática, use pincel para aplicar a tintura. Ele é ótimo para espalhá-la de forma homogênea ao longo do cabelo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.