Cientistas da Nova Zelândia constroem primeiro útero virtual do mundo
Na Nova Zelândia, Alys Clark, do Instituto de Bioengenharia de Auckland, e Jo James, da Escola de Medicina da Universidade de Auckland, estão construindo o primeiro útero virtual do mundo.
As duas pesquisadoras receberam uma bolsa do governo de R$ 2,5 milhões para criar o projeto que tem com finalidade trazer um estudo mais aprofundado do fluxo sanguíneo dentro do órgão e sua interação com a placenta durante a gestação.
Veja também
- Fila para transplante de rim cresce 19% no Brasil
- 'Por que minha filha de 15 anos quer retirar o útero'
- Mãe e católica, médica assume o principal serviço de aborto legal do país
“A gravidez é um período mágico em que ocorrem muitas mudanças, mas, ao mesmo tempo, é difícil observá-las clinicamente. Se uma mulher não está gravida e se sente mal é possível fazer diversos exames para diagnosticar o problema, como uma tomografia computadorizada, mas não se pode realizá-los em quem está esperando um bebê”, disse Alys em comunicado.
Outro intuito do estudo é detectar e entender o porquê de alguns fetos não crescerem dentro do útero em algumas condições.
“Nós ainda não compreendemos os mecanismos que controlam o desenvolvimento de uma placenta saudável, então a maioria das gravidezes afetadas por restrição de crescimento fetal não é diagnosticada até o parto. Queremos identificar isso desde a primeira ou segunda vez que a mulher faz um ultrassom, para que possamos gerenciar melhor o problema", conclui a pesquisadora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.