Como é o hospital 24h exclusivo para gatos que funciona em São Paulo
Os gatos vão dominar o mundo! Em 2016, um levantamento feito pela Associação Americana de Produtos para Pets (APPA) mostrou que os Estados Unidos têm quase 86 milhões de gatos contra 77 milhões de cães domésticos. No Brasil, os felinos já somam 22,1 milhões e a tendência é que se multipliquem ainda mais.
De olho na ascensão dos bichanos, o médico-veterinário Pedro Horta, especializado em Clínica Médica de Pequenos Animais, se uniu ao colega e também veterinário Archivaldo Reche Junior e, em parceria, inauguraram o 4Cats, o primeiro hospital 24 horas exclusivo para gatos do Brasil, na região do Pacaembu, na capital paulista.
Veja também
- Fotógrafa de pets conta os segredos para o melhor clique de cães e gatos
- Senhor conquista a web com seus serviços prestados a um abrigo de gatos
- Fotógrafo registra gatinhos dançando - e o resultado vai melhorar seu dia
Pedro conta que a ideia de criar um hospital específico para felinos era um desejo antigo que ele e o sócio, que já lida com gatos há décadas, compartilhavam. "Observamos que os gatos, em uma clínica generalista, não recebem um atendimento que considere todas as suas necessidades, inclusive durante à noite e feriados", comenta.
A ideia de começar com apenas um centro de internação evoluiu para um hospital 24 horas, mas só se concretizou mesmo depois de dois anos de pesquisas e muito preparo, acrescenta o médico-veterinário. Inaugurado em maio deste ano, o 4Cats (lê-se, "for cats", ou "para gatos", em português) já conta com mais de 600 gatos cadastrados como pacientes e uma estrutura de dar inveja a muito cachorro.
Todo o projeto segue diretrizes internacionais da Sociedade Americana de Clínicos de Felinos (American Association of Feline Practioners - AFFP), que desenvolveu o programa Cat Friendly (amigável ao gato), para orientar clínicas veterinárias em como reduzir o estresse do gato, melhorando a qualidade do atendimento e apoiando os veterinários com informações sobre necessidades específicas da espécie.
"Nosso objetivo é ser um complemento ao atendimento de clínicas e pet-shops que buscam especialistas em felinos para encaminhar casos críticos e que requerem atenção 24 horas. Assim como casos mais complexos que necessitem de cuidados mais específicos", acrescenta Horta.
Gatos são pacientes especiais
Reservados, independentes e territorialistas por natureza. "Para os gatos, a ida ao veterinário é algo muito estressante e traumático", observa Pedro Horta. Não à toa, toda a equipe médica do hospital, sendo 10 veterinários e 7 auxiliares, são treinados para prestar aos pets e seus "pais" um atendimento tranquilo e diferenciado.
"Em comparação aos cães, os gatos apresentam diferenças biológicas e comportamentais. Então, a fim de obter o melhor ambiente possível para eles, buscamos manter vínculo com o mundo acadêmico e de pesquisa, gerando conhecimento e oferecendo a medicina mais moderna possível.", afirma o veterinário Pedro Horta.
Pode parecer que gatos são animais exigentes, mas eles são os pets mais bem adaptados para o século 21. Além de pequenos, se ajustam fácil à vida em apartamentos, são limpos, autossuficientes e fazem, instintivamente, suas necessidades na caixinha de areia. Além disso, de acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), as despesas com gatos, em comparação às dos cães, são mais da metade menores, considerando cuidados médicos-veterinários, alimentação e higiene.
Raio-x dos serviços oferecidos
O hospital tem 390 m² de área, cinco consultórios, recintos para internação de dezenas de gatos ao mesmo tempo e aposta em ambientes totalmente recreativos. Logo que entra na recepção, o cliente se depara com arranhador (objeto onde gatos podem afiar suas unhas).
"A maior diferença de todas é não ter cachorros no mesmo ambiente, que pelos odores e latidos pioram muito a experiência da visita de gatos aos veterinários", explica Horta, afirmando que todas as salas de atendimento são separadas, com uso de feromônio felino em todas para garantir um clima relaxante. Como o chão frio é desagradável para os bichanos, que adoram locais quentinhos, suas caixas transportadoras podem ser depositadas no alto. Lembrando que também são feitos atendimentos com toalhas.
Na área de internação, para não haver estresse e, consequentemente, tentativas de fuga e um tempo de recuperação mais demorado, a segurança e o bem-estar animal são levados a sério. "A internação é ampla e bem ventilada, para evitar que os gatos se vejam e sintam os odores uns dos outros", comenta Horta.
Como são frias, refletem brilho e fazem muito barulho, baias de inox dão lugar as de vidro. Dentro desses recintos são instaladas caminhas, caixas onde os gatos podem se esconder, divisórias que separam a caixa de areia da área de dormir, prateleiras, para ficarem no alto, e arranhadores. Tudo para ter um ambiente mais apropriado, para que se sintam mais à vontade.
Os gatos mais assustados podem ser colocados em baias com menos presença de vidro, para que se sintam mais seguros e escondidos. Já os bichanos que curtem uma sensação maior de liberdade podem ser alocados em baias com vidros dos dois lados e com vista para um belo jardim interno. Todos os animais são alimentados com dietas de marcas de primeira linha.
O hospital funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, na Av. Pacaembu, 1311. São oferecidos serviços de internação, consultas, cirurgias, vacinas e procedimentos diagnósticos. Não faz vendas nem disponibiliza pet-shop, banho e tosa ou hotel.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.