Ciclo da violência doméstica: faça o teste e saiba se está passando por ele
O ciclo da violência é o nome dado para o método que ajuda a identificar se uma mulher está sofrendo com violência psicológica e física em casa. Especialistas dividem o ciclo em três estágios: aumento de tensão, ataque violento e a Lua de Mel. Saiba se você está em alguma etapa no quiz (abaixo).
Veja também
- O que é como pedir uma medida protetiva de urgência em caso de violência doméstica
- Lei Maria da Penha x Lei do Feminicídio: qual a diferença?
- País se torna mais violento para mulher, diz estudo
A primeira fase é a chamada "aumento de tensão". É quando o marido passa a criar uma série de atritos em casa.
Um exemplo? De uma hora para a outra, ataca a aparência da esposa, critica enfaticamente o trabalho doméstico, os amigos próximos da esposa e até mesmo a controlar com quem ela se relaciona no trabalho, na família, na escola ou faculdade. Vale ressaltar que não existe um prazo definido entre cada ciclo, que pode durar por anos ou meses.
A segunda fase é mais extrema: quando o marido parte para a violência física. É nesta etapa que a vítima percebe o Ciclo e pede ajuda para familiares, amigos ou registra um boletim de ocorrência.
Após duas fases de agressão física e psicológica, o agressor costuma apresentar a fase da "Lua de Mel". Para Fabíola Sucasas, promotora do Ministério Público de São Paulo, a "Lua de Mel" é a fase que ajuda o agressor a manter o Ciclo. "O marido promete para a mulher que vai mudar, que aquele episódio de agressão foi um caso isolado. É quando ele para de beber, diz que vai na igreja ou diz que vai arrumar um novo emprego", explica.
Com a repetição do Ciclo, a mulher costuma ter medo de pedir o divórcio, ou se culpa pelo que acontece. O resultado mais drástico do Ciclo é o feminicídio, explica a promotora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.