Desabafos, protestos e feminismo: as frases poderosas que marcaram 2018
Declarações de luta, revolta, autoestima e muito mais marcaram 2018 para as mulheres. Na boca de celebridades e grandes nomes de diversas áreas pelo mundo, estas frases impactaram muita gente ao longo do do ano.
Relembre algumas das mais marcantes:
"O pastor ia ao meu quarto à noite pra me estuprar"
Já na reta final do ano, a futura ministra de Mulheres, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, detalhou em entrevista à Universa a série de estupros da qual foi vítima quando criança.
"Como você dorme de noite?"
Em um caso de abuso que abalou o mundo dos esportes, Aly Raisman, medalhista de ouro nas Olimpíadas do Rio, confrontou o ex-médico norte-americano Larry Nassar, 54, acusado de assédio sexual por 140 atletas.
"Você não cria um filho para ser morto pelo Estado"
Em 2006, Débora Silva Maria viu seu filho, o gari Edson Rogério Silva dos Santos, de 29 anos, ser assassinado e se transformou. Ao lado de outras mulheres que também perderam seus filhos para a violência policial, ela fundou o movimento Mães de Maio.
"Como ia sair na rua com olho roxo, quatro costelas quebradas e ficar quieta?"
Vítima de violência doméstica, Luiza Brunet foi a público enfrentar o ex-namorado e mostrar a importância de denunciar e se posicionar diante de uma violência ainda cercada de tabus.
"Está na hora de transformar o preconceito em respeito"
Em um ano eleitoral cercado por declarações e ataques homofóbicos, a drag e cantora Pabllo Vittar foi às redes sociais pedir de forma simples e direta o fim da violência contra a comunidade LGBTQ+.
"Sou tudo que um dia eu sonhei pra mim"
O clássico "Mulheres" de Martinho da Villa ganhou um nova versão. A roda "Samba Que Elas Querem" levou Elza Soares e Marielle Franco -- vereadora assassinada em março -- à nova letra do samba, com pegada feminista, sem estereótipos.
"Além de preta, eu sou foda"
Abalada pela morte de Marielle, a rapper Karol Conká usou sua voz no Women's Music Event,em março, para se declarar sobre ser mulher negra em lugar de destaque.
"Não estou nem aí se estou magra ou gorda"
Adepta assumidíssima de botox, plásticas e procedimentos cirúrgicos, Anitta foi exemplo de autoestima durante o ano. No backstage do desfile da marca Água de Coco, antes de abrir o São Paulo Fashion Week, em abril, a cantora contou que não se esconde por conta da eterna vigilância sobre suas formas.
"O mundo é miscigenado demais para um só padrão de beleza"
Com apenas 16 anos, Maisa Silva foi uma das famosas mais celebradas nas redes sociais por suas falas cheias de verdade e autoestima.
"A vagina veio para ficar"
Ainda sob o impacto de um ano de denúncias do movimento #MeToo, Sandra Bullock promete que a onda feminista não vai parar e que as mulheres no cinema vieram para ficar.
"#MeToo só é difícil se você é um homem com algo a esconder"
Eleito o mais sexy do ano pela revista "People", Idris Elba também se mostrou um homem consciente do papel das mulheres e das denúncias de assédio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.