Lei que criminaliza abuso psicológico e emocional entra em vigor na Irlanda
Na última terça-feira (1) entrou em vigor na Irlanda uma nova lei que criminaliza o abuso psicológico e emocional em relacionamentos íntimos.
A Lei da Violência Doméstica prevê novas proteções às vítimas de "controle coercitivo", um tipo de agressão psicológica e emocional que tem como intuito minar a autoestima da vítima, além da sua capacidade de ação.
Em comunicado publicado na última quarta-feira (2), o Ministro da Justiça e Igualdade, Charlie Flanagan, afirmou que a nova lei "reconhece que o efeito do controle não violento em um relacionamento íntimo pode ser tão prejudicial para as vítimas quanto o abuso físico, porque é um abuso da confiança única associada a um relacionamento íntimo".
O ministro ainda adicionou que a nova lei "envia uma mensagem de que a sociedade não tolerará mais a terrível violação da confiança cometida por um parceiro contra o outro em um contexto íntimo".
De acordo com a Pesquisa da Agência Europeia dos Direitos Fundamentais (FRA) de 2014 sobre violência contra mulheres, quase um terço das irlandesas (31%) disseram ter sofrido abuso psicológico por um parceiro. Outras 23% das entrevistadas disseram ter experimentado o comportamento de controle, 24% disseram ter sofrido comportamento abusivo e 12% disseram ter passado por perseguição (incluindo no ambiente online).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.