Lei é aprovada e filmar embaixo de saia será crime do Reino Unido
Após uma campanha online, filmar sob a saia de alguém sem sua permissão será considerado crime em todo o Reino Unido. Gina Martin, que iniciou o protesto após ser alvo desse assédio em um festival de música em 2017, comemorou em seu Twitter.
"Sempre achei que a política era impenetrável, mas com a ajuda certa e força de vontade podemos fazer isso. Estou exausta e tão feliz", disse.
Com a aprovação na Câmara dos Lordes nesta terça (15), a lei prevê prisão de dois anos para quem cometer o ato na Inglaterra e no País de Gales e só espera o consentimento real para começar a vigorar.
A evolução do protesto para a letra da lei contou com ajuda importante da primeira-ministra Theresa May, que havia dito que estava desapontada com a lentidão do processo para criminalizar o chamado "upskirting".
A Escócia já tem uma lei parecida há mais de uma década, enquanto vários estados dos EUA e Austrália também legislaram contra esse tipo de assédio. Na Nova Zelândia e Índia, ele é também ilegal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.