Por que Alexandria Ocasio-Cortez é a mulher mais importante dos EUA?
Alexandria Ocasio-Cortez é o nome feminino mais falado hoje quando o assunto é política norte-americana. Democrata, descendente de porto-riquenhos e declaradamente socialista, ela é a mulher mais jovem a ocupar uma cadeira de deputada no Congresso. É risonha, sabe usar as redes sociais a seu favor, tem projetos e falas polêmicas e, por tudo isso -- e um batonzão vermelho onipresente --está bombando.
Se o presidente Donald Trump galgou sua fama pela habilidade de lançar frases controversas e divulgar seus desmandos via Twitter, Alexandria mostra ter a mesma capacidade, seja no mundo virtual, seja no terreno dos assuntos espinhosos.
Recém-empossada, a congressista tem propostas que provavelmente não serão aprovadas, como acabar com as prisões privadas e trazer de volta todas as tropas americanas em guerras ao redor do mundo. Mas há outros projetos que devem ter alguma aceitação, como o aumento de taxas para grandes fortunas, que já conta com grande apoio popular.
Veja, abaixo, seis motivos que tornam Alexandria a mulher mais bombada da política americana em 2019.
1. Uma socialista no Comitê de Serviços Financeiros do Congresso
Na quarta-feira (16), Alexandria foi nomeada uma das integrantes do Comitê de Serviços Financeiros do Congresso. Ela já disse que entre suas prioridades estão resolver a crise dos empréstimos estudantis e analisar os lucros de bancos e de presídios privados.
O comitê tem a função de supervisionar as ações das instituições bancárias e do mercado financeiro. Empréstimos, taxas, juros, tudo fica sob alçada do grupo, do qual Alexandria, uma socialista declarada, agora faz parte.
2. Influenciadora digital
Inteligente, jovem e carismática, Alexandria sabe usar as redes sociais como só alguém na casa dos 20 sabe — ela tem 29. Por isso, segundo um levantamento da empresa de inteligência de conteúdo Chartbeat, a congressista tem mais influência nas redes do que a própria imprensa do país.
O alcance dela no Twitter, o que significa retweets e likes de outras pessoas em cima do que ela posta, é de 11,8 milhões de pessoas. É a segunda conta com maior projeção nos EUA, atrás apenas da do presidente Trump, com 39,8 milhões.
Foi pelo Twitter que ela alicerçou sua campanha e criou um vínculo forte com o eleitorado. E é pelas redes sociais que responde à grande parte das provocações, do jeitinho que Trump faz. Recentemente, depois que um vídeo em que aparece dançando na época da faculdade foi divulgado, ela rebateu com outro vídeo, mas, dessa vez, dançando nos corredores do Congresso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.