Com 14kg a mais, antes e depois de mulher viraliza: "Meu corpo é lindo"
A portuguesa Ines Rocha engordou 14 quilos em três anos, e o corpo atlético de quem jogava vôlei quatro vezes por semana, durante duas horas, deu lugar a mais curvas. E tudo bem. A estudante de 19 anos está feliz, saudável e sem neuras com frases sem sentido que escuta de vez em quando como: "você está gorda". Prova disso foi seu antes e depois postado no Twitter no último dia 23, e que já rendeu mais de seis mil curtidas.
Com 1,71m e 80kg atuais, a portuguesa conta que teve o primeiro contato com piadinhas nada engraçadas sobre seu corpo aos 11 anos, idade de sua primeira menstruação. Ali, relembra ela à Universa, estava mais desenvolvida em comparação às meninas de sua turma.
"Falavam sobre meus seios, barriga e não me sentia bem. Mas os anos foram passando e aquilo tinha se tornado tão comum que já não me afetava", fala Ines.
Aos 14, a portuguesa entrou para uma escola de vôlei. Precisava, no entanto, deixar o corpo mais leve para saltar melhor, e por conta própria fez dietas que encontrava na internet:
"Houve dias em que só bebia água, ou comia dois ovos e uma lata de atum, até que não tinha forças para nada e desmaiei na escola".
Mesmo com a alimentação restabelecida e performance desejada no time, Ines precisou parar de treinar por causa dos estudos. O resultado desse afastamento logo apareceu: aos 16 anos, saiu dos 67 kg para os 80 kg.
"Ouvia comentários de colegas do tipo: 'quando jogava vôlei, você estava bem', ou mesmo: 'está tão gorda!', entre muitos outros".
Chateada, matriculou-se na academia e procurou uma nutricionista. Perto de voltar ao shape anterior, precisou mais uma vez trocar os exercícios pelos estudos:
"Até que eu pensei: 'se não consigo queimar calorias, então não vou ingeri-las. Passei dias só bebendo água, comecei a tomar comprimidos para emagrecer, e a vomitar sempre que comia alguma coisa. Seguia dietas que ensinavam a perder 10 quilos em 15 dias. Mas não dava resultado".
A portuguesa admite que parte de todo esse sacrifício sem sentido -- e perigoso -- veio da necessidade de agradar a quem lhe criticava. E decretou:
"Eu me sentia bem com meu corpo, só não era bom quando os colegas começavam a criticar. Até que eu decidi agradar a mim. Tentava comer bem, não abusava de frituras nem doces, mas comia o que gostava. E ia à academia quando conseguia. Olhei para mim e disse: 'você tem um corpo lindo. Por que se sacrificar para entrar nos padrões de beleza da sociedade?'. E publiquei essas fotos".
Ines diz que recebeu mensagens do Brasil aos Estados Unidos, inclusive de mulheres que estão tentando ganhar peso.
"Finalmente, consegui gostar do meu corpo", finaliza ela.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.