Mourão diz que aborto é decisão da mulher. "Minha opinião como cidadão"
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou, em entrevista ao jornal "O Globo", que a decisão de abortar deve ser da mulher. O pronunciamento do general do Exército, que contraria as ideias apresentadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), veio como resposta ao questionamento de possíveis divergências entre os dois e da importância das questões de gênero no governo.
"A questão do aborto também é algo que tem que ser bem discutido, porque você tem aquele aborto onde a pessoa foi estuprada, ou a pessoa não tem condições de manter aquele filho. Então talvez aí a mulher teria que ter a liberdade de chegar e dizer 'preciso fazer um aborto'", disse.
Mourão ressaltou, também, a importância de falar sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. "São questão de saúde pública e o governo precisa tratá-las de forma objetiva".
Em 2018, durante a campanha eleitoral, Mourão já havia se posicionado sobre o tema em entrevista à Folha de S.Paulo. "Não compete ao outro lado", o do homem, dizer se a mulher deve ou não interromper uma gravidez. "Vamos supor que eu tenho um relacionamento contigo. Você quer o aborto." Diz, então, que é a repórter que deveria decidir se queria ou não manter a gravidez.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.