Vestidos de verão: veja modelos para driblar o calor sem perder a elegância
Com as temperaturas lá em cima, nada melhor que um vestido fresco e confortável, que transite por diversos ambientes e deixe a pele respirar. Na estação quente, os modelitos com tecidos naturais e leves ganham espaço.
Algumas tendências são certeiras para este verão: vestidos longos de linho no estilo "regatão", modelos listrados, com decote V e tons vibrantes, como o amarelo. Também estão em alta peças inspiradas em décadas passadas -- como a modelagem envelope, versões com botões frontais ou decote ombro a ombro, segundo o apresentador e stylist Arlindo Grund. Inspire-se em looks com as principais apostas:
1. Vestido-envelope
O modelo transpassado aparece com babados, estampas minimalistas ou em cores vibrantes. "A modelagem, mais próxima ao corpo no tronco e evasé nas pernas, é superdemocrática", diz Arlindo Grund. Mulheres muito magras ou plus size podem marcar a cintura, com cinto colorido ou faixa do mesmo tecido.
2. Com decote ombro a ombro
O conhecido "ciganinha" ressalta a feminilidade, destacando os ombros e o colo de maneira despretensiosa e sexy ao mesmo tempo.
3. Com botões frontais
Os botões dão a impressão de alongar a silhueta, pois formam uma linha vertical bem visível que concentra toda a atenção. Se escolher um modelo com modelagem ampla, tente usá-lo com cinto para desenhar o corpo.
4. Salopete
Direto dos anos 90, a peça reaparece e é perfeita para o calor -- com cropped por baixo ou camiseta estilosa. Informal, a salopete deve ficar restrita aos momentos de lazer.
5. Mídi com fenda
Com fendas, os vestidos com comprimento mídi ficam ainda mais bacanas para refrescar nos dias mais quentes. Podem ser vistos em modelos como o slip dress, bem ao estilo camisola, e também com detalhes, como babados, na lateral. Para um visual mais fatal, combine-os com sandálias finas de salto. Tênis, rasteirinhas e mules deixam a produção com ar mais casual.
6. Bandeau
O bandeau marca forte presença nas redes sociais das fashionistas neste verão. São tops com nozinho na frente que deixam a barriga de fora, normalmente utilizados com saia na mesma tonalidade (ou estampa) -- e que dão a sensação de uma peça só. Há versões em peça única, que realmente são vestidos, frescos e confortáveis para os dias de calor.
Tecidos fresquinhos ajudam a espantar o calor
Na hora de escolher o modelo, preste atenção na etiqueta: prefira peças feitas de tecidos leves e fluidos, como viscose e malha, e as tramas naturais, como linho e algodão. "Esses materiais permitem melhor a transpiração, garantindo conforto nos dias mais quentes, independentemente do comprimento", afirma a consultora de imagem Rachel Toyama.
Depois, fique de olho nas cores: tons escuros absorvem mais luz e esquentam mais. Tonalidades claras ou neutras, como o branco, ajudam a aliviar o calor. E, por último, a modelagem. "Vestidos mais soltinhos, comprimento curto, recortes estratégicos e fendas facilitam a passagem de ar e ajudam a amenizar o desconforto térmico", garante Rachel.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.