Quem tem psoríase, como Kim Kardashian, pode usar maquiagem? Entenda
Recentemente, Kim Kardashian tem exibido seu rosto sem maquiagem, repleto de marcas vermelhas. Na manhã deste domingo (17), a socialite americana voltou a mostrar os efeitos da psoríase, doença inflamatória da pele, com a qual foi diagnosticada em 2011. Para "camuflar" as lesões, ela recorre a maquiagens pesadas. Mas será que isso pode agravar o problema?
Segundo a dermatologista Cristiane Braga Kanashiro, de São Paulo, a maquiagem pode, sim, desencadear ou piorar reações inflamatórias. Por isso, é importante seguir uma rotina de cuidados com a pele e escolher os produtos com texturas e ativos adequados. Além, é claro, de usar maquiagens dentro do prazo de validade.
De acordo com a médica, cosméticos que tenham componentes anti-inflamatórios naturais em suas fórmulas são os ideais nesses casos. "Vale recorrer a produtos à base de leites vegetais, óleo de semente de uva ou de macadâmia", afirma.
Em relação à textura, é melhor optar por bases faciais e corretivos cremosos ou fluidos, de acordo com a cosmetóloga Vivi Afecto, de São Paulo. "Evite produtos matificantes ou em pó. Esses tipos de cosméticos evidenciam a descamação e provocam mais irritação."
Como deve ser o ritual de beleza
Mesmo quando a psoríase está ativa, não há problema em usar a maquiagem -- desde que ela preencha os requisitos acima. Mas é preciso também caprichar na rotina de preparação e limpeza da pele. "Pode-se aplicar maquiagem no rosto vermelho, desde que haja alguns cuidados antes, como passar um creme ou sérum hidratante que contenha substância calmante, como aloe vera", afirma Cristiane.
Vivi recomenda usar hidratante hipoalergênico para pele sensível e primer com textura siliconada. "Essa dupla vai proteger a pele de irritações", garante. A água termal também é uma boa aliada. "Além de ter propriedades hidratantes, ela acalma. Vale borrifar várias vezes ao dia, mesmo por cima da make", completa.
Nada de dormir maquiada: na hora de retirar a make, prefira demaquilantes de base oleosa. "Finalize a limpeza com sabonete para peles sensíveis e hidrate novamente", ensina a cosmetóloga.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.