Viajou e sua menstruação desregulou? Saiba por que isso acontece

Acostumada a ficar menstruada num intervalo de 28 dias, muitas pessoas entram quando seu fluxo deixa de vir por dois meses, enquanto está viajando. Descartada a suspeita de gravidez, quando tudo voltar ao normal, a menstruação vem com a volta para casa.

Mas afinal, por que isso acontece?

Situações como fuso horário e estresse afetam diretamente na menstruação. Isso acontece porque o ciclo é regulado pelo sistema nervoso central, e tem como "maestro" o hipotálamo, que entre outras funções controla hormônios.

Na maioria das vezes, quando o relógio biológico volta ao normal, o ciclo menstrual regula, e não é preciso fazer nada a respeito, como tomar remédio. Mas se continuar inconstante, a recomendação é investigar se a mulher tem alterações hormonais.

Alteração forçada

Em alguns casos, para aproveitar a praia, a pessoa emenda a cartela da pílula anticoncepcional, sem fazer a pausa de sete dias. Dá tudo certo durante as férias, mas no mês seguinte podem vir as consequências.

Isso porque você acaba desregulando a sua menstruação, principalmente após longo período sem fazer o intervalo de sete dias. Ou seja, seu fluxo no mês seguinte pode ser mais intenso do que o normal ou menos intenso também. Mas não há uma consequência mais grave para a saúde.

Fonte: Fernanda Rodrigues, ginecologista com doutorado em reprodução humana pela Unifesp.

*Com informações de abril de 2019

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.