Câmara do DF aprova multa de R$ 5 mil para condenados na Lei Maria da Penha
A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou na terça-feira (9) o projeto de lei que obriga agressores enquadrados na Lei Maria da Penha a pagar multa, como forma de responsabilizá-lo não só pela agressão, mas por parte dos custos do atendimento à vítima de violência doméstica.
O PL 226/2019 foi proposto pela deputada Júlia Lucy (Novo), aprovado em segunda votação e segue para sanção do governador Ibaneis Rocha.
Se aprovada e implementada, a multa cobrada dos agressores será de 5 mil reais -- valor que pode aumentar dependendo da gravidade da situação.
Por exemplo, se a violência gerar sequelas graves à integridade física ou à saúde da mulher, a multa cresce 50%; se a agressão causar aborto ou morte da mulher agredida, o valor é dobrado.
Em nota, a Câmara Legislativa do DF informou que "os valores recolhidos serão destinados ao custeio de políticas públicas para a redução da violência doméstica e familiar".
"Precisamos de ações efetivas para combater a violência contra a mulher e o constrangimento financeiro traz repercussão", defendeu Júlia Lucy, em plenário. "Já vimos isso no código de trânsito, por exemplo".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.