Mãe que teve transplante de útero realizado por robô dá à luz bebê saudável
Na Suécia, uma mulher deu à luz bebê saudável após realizar um transplante de útero inovador feito por um robô, tornando-se a primeira mãe na história a ter um filho após uma cirurgia assistida por meio dessa tecnologia.
O transplante foi realizado em 2017 no Sahlgrenska Academy Hotel, na Universidade de Gotemburgo, enquanto o parto aconteceu na última segunda-feira (9).
Os médicos confirmaram que a mulher e seu filho - que não foram identificados - estão bem.
"É uma sensação fantástica entregar um bebê tão especial. Fazer parte de todo o processo, desde o primeiro encontro com o casal até o transplante do útero, e agora ver a alegria de todos quando o que queríamos se tornou realidade é maravilhoso".
Durante o transplante, os cirurgiões guiaram os braços robóticos, usando uma imagem 3D ampliada do abdômen inferior da paciente. O primeiro útero da mulher foi removido durante o procedimento.
De acordo com o "Daily Express", 15 bebês já nasceram após o transplante de útero, mas essa criança é a primeira a nascer após uma cirurgia assistida por um robô.
"Este é um passo extremamente importante para o desenvolvimento da cirurgia envolvida no transplante uterino e sua segurança. Pela primeira vez, estamos mostrando que a técnica cirúrgica menos invasiva assistida por robôs é praticável".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.