"Deus te dê boa sorte": documentário conta história de parteiras indígenas
O documentário "Deus te dê boa sorte", que conta a história de parteiras indígenas da tribo Pankararu, no sertão do Pernambuco, será exibido no domingo (14) durante o Siaparto (Simpósio Internacional de Assistência ao Parto), no Recife.
O foco em populações indígenas foi ideia da pesquisadora e médica Eneline Gouveia Pessoa. Ela vai conduzir o painel "Saúde indígena na perinatalidade" a partir das 9h30, no evento. Segundo a especialista, a ideia de falar sobre o tema é melhorar a atenção à gestação, ao parto, ao nascimento e ao puerpério entre as índias.
Segundo a pesquisadora, a saúde indígena apresenta muitas particularidades. Ela ressalta a dificuldade em ter acesso a essas mulheres, já que a logística para chegar até as aldeias não é das mais simples. No Acre, por exemplo, para um profissional da saúde chegar a uma aldeia demora, em média, um dia de barco. Além disso, muitos povos se deslocam com frequência e isso também dificulta o acesso a eles.
"O Ministério da Saúde confirma que há um despreparo para lidar com povos indígenas por parte do governo. Diferentemente de países como Canadá e Austrália, o Brasil não treina profissionais da saúde para cuidarem desses povos, de culturas específicas. As dificuldades, além de geográficas e de logística, estão relacionadas a esse despreparo", ressalta Eneline.
A parteira da tribo Pankararu, Dôra, é a principal voz do documentário, dirigido pela pesquisadora em relações étnico-raciais e mestre em educação em saúde Jacqueline Farias. O curta-metragem mostra uma tradição que é realidade no sertão pernambucano.
"Deus te dê boa sorte" é o primeiro filme da diretora e foi inspirado em sua experiência profissional de ouvir histórias de parteiras indígenas Pankararu. A aldeia fica na fronteira dos municípios de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia. Ainda não há previsão de quando o documentário será lançado para o público, mas a produção garante exibição gratuita após o simpósio.
População indígena no Brasil
Segundo dados do censo do IBGE realizado em 2010, a população brasileira soma 190.755.799 milhões de pessoas. Ainda segundo o censo, 817.963 mil são indígenas, divididos entre 305 diferentes etnias. Foram registradas no país 274 línguas indígenas.
Serviço
Saúde Indígena na Perinatalidade e Documentário "Deus te dê boa sorte"
Data: 14 de abril
Horário: 9h30 às 10h25
Local: Centro de Convenções de Pernambuco - Av. Professor Andrade Bezerra, s/n | Salgadinho - Olinda/PE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.