Jovem revela ser gay em discurso de formatura e é ovacionado
O jovem Matt Easton tem feito barulho nos Estados Unidos após assumir a sua orientação sexual durante discurso de formatura na última sexta-feira (29). Estudante da Universidade Brigham Young, afiliada à igreja mórmon, Easton não se intimidou pelo histórico conservador da instituição e aproveitou o momento para celebrar a diversidade.
"Eu estou diante da minha família, amigos e formandos hoje para dizer que tenho orgulho de ser um filho gay de Deus", afirmou em discurso, sendo ovacionado pela plateia.
Easton compartilhou a oratória no Twitter, explicando que, apesar de nunca ter assumido sua orientação publicamente, já havia revelado para alguns de seus amigos e familiares. "Enquanto eu não falo por todos, minha própria experiência é tudo que posso garantir. Espero que as pessoas saibam que estamos aqui na BYU, e não vamos a lugar nenhum tão cedo", escreveu em publicação.
Por participar de uma Universidade que está filiada à Igreja Mormón, Easton e outros estudantes deveriam seguir um código de honra com os princípios da religião. De acordo com a norma, atração por uma pessoa do mesmo sexo é tolerada, mas os estudantes não podem ter um "comportamento homossexual".
Em entrevista a um jornal local, a KUTV, Easton afirmou que estava nervoso em fazer o discurso e que chegou a ser questionado se isso era realmente necessário. "Muitas pessoas não recebem uma plataforma onde possam falar diante de todos os seus iguais e às famílias desses colegas. Eu estava nervoso. Eu ainda estou um pouco nervoso sobre isso. Há pessoas que estão dizendo que eu fui longe demais e pessoas dizendo que eu não fui longe o suficiente. Em última análise, eu tinha que fazer o que parecia certo para mim", comentou o jovem.
O discurso viralizou nas redes sociais e recebeu o apoio de diversas pessoas. "Abençoado seja você, Matty. Seja muito abençoado. Você mostrou um caminho para tantos hoje - para os jovens, para os pais, para tantos...", opinou uma. "Você é ótimo. Amei o discurso. Parabéns!", escreveu outro. "Incrível. Poderoso. Lindo e tão útil para muitos!", comentou um terceiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.