Artista é presa por colocar bandeira LGBT em halo de santa e gera protestos
Artista e ativista polonesa, Elzbieta Podlesna chamou atenção em seu país ao cobrir o halo da Nossa Senhora de Częstochowa, padroeira local, e do Menino Jesus com as sete cores do arco-íris em uma manifestação pró-direitos LGBT.
O protesto acabou em uma detenção temporária "para esclarecer e responder às acusações de desrespeito aos sentimentos religiosos e dessacralização da imagem", de acordo com procuradores locais. Elzbieta ainda vai enfrentar um processo e pode ser condenada a dois anos de prisão.
Nesta terça (7), apoiadores da artista foram às ruas em sua defesa.
A imagem original está localizada no mosteiro de Jasna Gora desde o século 14 e é considerada um dos ícones do país de maioria católica e governado por conservadores.
O ministro do interior, Joachim Brudzinski, agradeceu à polícia pela ação e afirmou que "princípios da liberdade e tolerância não dão o direito de ferir os sentimentos dos religiosos".
A artista de 51 anos colocou pôsteres de sua obra em muros, lixos e banheiros públicos próximos à igreja de St. Dominik no mês passado e causou a retomada dos debates sobre liberdade de manifestação e religiosa.
"Isso certamente não é um ataque religioso, nem contra a fé. Como alguém pode fazer isso usando somente uma imagem?", disse a artista à agência Associated Press.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.