Mães solo gastam menos tempo em tarefas domésticas do que as casadas
Mães solo, apesar de arcarem com a criação dos filhos sozinhas, gastam menos tempo com afazeres domésticos do que as mães que são casadas. É o que diz um estudo financiado pelo Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano Eunice Kennedy Shriver, dos Estados Unidos.
De acordo com a pesquisa, as mulheres casadas e com filhos se mostram mais propensas a sacrificar o tempo de lazer para cuidar da casa e exercer tarefas como cozinhar e fazer faxina.
"As casadas sentem que precisam priorizar a casa e o cuidado com as crianças antes de seu próprio lazer e descanso", afirma Joanna Pepin, coautoras do estudo. "Essa expectativa provavelmente vem do entendimento social e coletivo sobre o que significa ser uma boa mãe e mulher."
Para Linda Jacobsen, vice-presidente do Gabinete de Referência Populacional dos Estados Unidos, a ideia de que uma mãe se dedica mais às atividades domésticas mesmo tendo um parceiro ou marido é contraditória. "Mas é a realidade na maioria das famílias", afirma.
Outro estudo financiado pela mesma entidade mostra uma tendência parecida, mas comparando comportamentos femininos e masculinos. Segundo a pesquisa, homens que são os provedores da família gastam dez minutos diários com trabalhos domésticos. Mas, se a provedora for uma mulher, o tempo gasto é de uma hora por dia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.