Naomi Wolf: Mulheres são criticadas toda vez que denunciam abusos
A escritora americana Naomi Wolf, especializada em estudos sobre o papel da mulher na sociedade, falou sobre as críticas das quais foi alvo quando denunciou um abuso em 2004 e de como, até hoje, mulheres são hostilizadas por fazerem o mesmo.
"Toda vez que as vítimas dão um passo à frente [ao denunciarem abusos], dizem que isso é ruim para as mulheres. Mas mesmo que um predador [sexual] não seja preso ou perca o emprego, é importante falar", disse Naomi em entrevista ao jornal britânico "The Guardian". "Não guardar um segredo é uma cura", afirmou a autora do livro "O Mito da Beleza", um clássico da teoria de gênero.
A denúncia feita por Naomi foi contra um professor da renomada Universidade de Yale, Harold Bloom. "Enfrentei muitas críticas. Mas o mais importante para mim era dizer a verdade. Fico aliviada quando uma mulher faz o mesmo."
A autora falou, também, sobre seu novo livro, "Ultrajes: Sexo, Censura e Criminalização do Amor" (do inglês "Outrages: Sex, Censorship and the Criminalisation of Love", sem data de lançamento no Brasil). No texto, ela analisa como uma lei inglesa do século 19, que tornou a homossexualidade crime, reverbera até hoje.
"Não existe perseguição que não afete todos nós", disse. "A história mostra que, uma vez que você deixa o Estado ter o poder de silenciamento, logo o seu discurso será [silenciado] também."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.