Posso fazer luzes no cabelo em casa? Veja riscos de clarear os fios sozinha
Na semana passada, Rafa Brites disse no Instagram que não estava com tempo de ir ao salão para retocar as luzes. Por meio dos Stories, a apresentadora mostrou que resolveu fazer a manutenção dos fios em casa sozinha e dividiu com os seguidores o passo a passo para clarear o cabelo.
Muitas mulheres fazem essas luzes caseiras. Mas é recomendável deixar de ir até um profissional e improvisar com as próprias mãos? Colunista de Universa, o cabeleireiro Rodrigo Cintra, do programa "Esquadrão da Moda", alerta sobre os perigos que essa prática pode trazer.
"Existe todo um processo de descoloração, ou seja, que vai tirar a cor natural dos fios. Tem ainda o tamanho das mechas, as partes que favorecem o rosto, o tom de cor que vai combinar com a pele. Fazendo em casa, a mulher corre o risco de deixar o cabelo marcado, manchado, quebradiço na raiz, ou seja, pode ter falhas no couro cabeludo, com pontas duplas e sem brilho."
A opinião é compartilhada pela cabeleireira Alejandra Blanco Shakira, do Creative Salon Jardins, de São Paulo. "Acho muito complicado. Quando a pessoa faz o cabelo em casa, ela não tem noção dos produtos que têm de ser utilizados para preservar a estrutura do cabelo e também não sabe os tempos. Antes de fazer luzes, é preciso ver como está a textura do fio do cabelo, se ele está comprometido por ter feito algum procedimento antes. Pode ter queda de cabelo, um corte químico. O cabelo pode manchar, pode abrir em vários tons e ela pode fazer uma bagunça total no cabelo dela."
Segundo Cintra, o que a mulher pode fazer em casa é tonalizar ou tingir os fios. "Mas não fazer luzes ou descolorir", opina.
Então, como tonalizar ou tingir os fios?
Para tonalizar os fazer o tingimento, Rodrigo recomenda que primeiro inicie-se com as mechas mais finas e deixe a raiz do cabelo para o final.
"Se for uma aplicação no cabelo todo, deve-se começar no comprimento e nas pontas, em mechas finas com a ajuda de um pincel, espalhando bem a coloração para que fique uniforme. Como a raiz do cabelo é mais quente que o comprimento, o produto só deve ser aplicado depois, cerca de 20 minutos após o início da aplicação. Se for feito apenas o retoque de raiz, aplique em mechas finas também, somente no crescimento.
Outra dica é não pintar o cabelo inteiro todas as vezes. "Isso faz com que os pigmentos acumulem e, com o tempo, o comprimento e as pontas ficarão bem mais escuros que a raiz. A cor não ficará uniforme."
O hairstylist pede atenção ainda para o tempo de pausa indicado na embalagem para evitar problemas. "Não fique menos que o indicado, pois a coloração pode não fazer efeito e apresentar falhas. Se ficar mais, não tem problema. E antes de aplicar o produto, proteja a pele com pomada ou gel de cabelo. Para retirar as manchas da pele, use sabonete comum, esfregando a ponta de uma toalha."
Cuidados antes e depois da descoloração
Desencanou de tentar em casa e resolveu que vai ao salão fazer as luzes? Antes de mudar o visual, é preciso manter os fios hidratados para evitar que depois do procedimento eles possam quebrar. E ainda mais importante: não esqueça de fazer o teste de mecha.
"O cabelo precisa estar saudável. Não pode estar ressecado e nem poroso, pois corre o risco de quebrar. Por isso é importante hidratar os fios uma vez por semana em casa e a cada 15 dias no salão. Invista em produtos de nutrição. Mas é indispensável fazer um teste de mecha antes da descoloração, que vai detectar se o cabelo pode ser submetido ao processo e também se você pode ter reações alérgicas aos produtos.
Já depois das luzes, também é preciso tomar alguns cuidados. "Após fazer as luzes, a pessoa precisa usar uma linha para cabelos coloridos, evitar lavar os fios na água quente e se expor por horas ao sol, ambos ajudam a desbotar a cor. A hidratação em casa deve ser uma vez por semana, e você pode intercalar com máscara com cor. Antes da chapinha, babyliss e secador, sempre aplicar protetor térmico", ensina Cintra.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.