Aos 54, top model dos anos 80 posa sem maquiagem e lembra pressão estética
Estrela de grifes como Chanel, Versace, Hermès, Christian Dior e Oscar De La Renta nos anos 1980, Paulina Porizkova não esconde as marcas dos 54 anos. Em duas imagens em seu Instagram, a ex-modelo tcheca falou o motivo pelo qual expõe sua beleza sem retoques.
"Ano passado, envelheci metade do meu rosto para um teste de maquiagem e recebi vários comentários sobre mostrar a realidade e fico feliz que alguém se importa. Mas isso não é para diminuir alguém que escolha caminhos diferentes. O que me incomoda é que algumas mulheres não compartilhem a verdade em benefício de outras mulheres. Estamos todas no mesmo barco", conta em seu Instagram. Na foto, o lado esquerdo da modelo aparece modificado com maquiagem.
Paulina relembra que a sociedade sempre ensinou que as principais expectativas em relação às mulheres são as estéticas e que o envelhecimento as torna invisíveis. Ela conta que nunca passou por procedimentos invasivos, mas já fez tratamentos com efeito temporário, feitos com aparelhos, como o ultrassom microfocado.
No entanto, a ex-modelo não condena quem se submete a plásticas ou preenchimentos. "Aquelas de nós que escolhem injeções ou cirurgias não têm menos valor e também desejam ser tratadas como seres humanos. É apenas mais uma batalha contra o ageísmo e a misoginia", conclui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.