Aluna comete suicídio após ser expulsa da sala por menstruação que vazou
Uma jovem de 14 anos cometeu suicídio, no Quênia, depois que supostamente foi envergonhada pela professora por deixar vazar sangue da menstruação pela roupa.
De acordo com o "The Daily Nation", Jackline Chepngeno teria sido expulsa da sala de aula quando menstruou pela primeira vez, na sexta-feira (13).
A mãe de Jackline, Beatrice Koech, disse ao jornal que sua filha não tinha um absorvente em mãos e que, ao ver o sangue em sua calça, a professora chamou a menina de "suja" e a expulsou da sala de aula, em frente à turma toda.
O episódio levou um grupo de mais de 200 pais de alunos a protestar na porta da escola, que fica na cidade de Kabiangek. Cinco deles foram presos e a as aulas foram suspensas.
Apoio político
"Juntamente com outras mulheres deputadas, sitiamos o Ministério da Educação em protesto pela menina de 14 anos que cometeu suicídio após uma professora ridicularizá-la publicamente", escreveu no Twitter Esther M. Passaris, membro da Assembléia Nacional do Quênia.
Em 2017, o país aprovou uma lei exigindo que as escolas fornecessem absorventes gratuitos às estudantes, evitando que elas faltassem à aula quando estivessem menstruadas — uma em cada 10 meninas da África Subsaariana faltam às aulas quando estão menstruadas, de acordo com o relatório de 2014 da ONU — mas o programa ainda não foi plenamente implementado.
O Ministério da Educação deve dar em breve uma resposta ao caso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.