Valentina Sampaio: "A comunidade trans está encontrando seu lugar no mundo"
Aos 22 anos, a modelo cearense Valentina Sampaio acumula no currículo trabalhos para Marc Jacobs, Balmain, L'Oréal e Vogue Paris — nas duas últimas, foi a primeira garota-propaganda transexual na história dos títulos. Essa trajetória foi coroada em agosto, quando ela foi anunciada como a primeira transexual contratada pela Victoria's Secret, gigante de lingeries que enfrenta críticas por ter demorado a se abrir à diversidade de gênero, etnia e tamanhos de suas modelos.
Em entrevista à revista Elle francesa de outubro, Valentina disse acreditar que "a comunidade trans está começando a encontrar seu lugar no mundo", mas que ainda há muito o que fazer pela igualdade.
"Estou muito honrada [pela contratação da Victoria's Secret] e aprecio os esforços da marca para ser mais inclusiva. É uma oportunidade importante. Hoje eu tenho uma plataforma para sensibilizar o público e prestar apoio às pessoas trans", afirmou.
A angel, como são conhecidas as modelos do time da Victoria's Secret, conta que tomou a decisão de mudar de nome aos 12 anos, com a ajuda do pai pescador e da mãe professora.
"Estou consciente que tenho muita sorte porque minha família sempre me apoiou. Esse nem sempre é o caso. Pessoas transexuais são geralmente rejeitadas por seus entes queridos e logo se encontram em uma situação de pobreza e solidão", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.