Racismo, machismo e homofobia: cenas de preconceito se somam em A Fazenda
Desde que a 11ª edição do reality show A Fazenda, da TV Record, começou, foram diversas as vezes em que os participantes se envolveram em situações polêmicas. Por causa de falas e atitudes, alguns deles foram acusados de machismo, homofobia e outros tipos de preconceito nas redes sociais. Confira alguns desses momentos:
"Tava pegando uma 'paraíba' que eu sei"
Em conversa com DJ Netto, a Bifão tentou fazer uma piada com o companheiro de confinamento, mas foi acusada de preconceito contra nordestinos. "Você estava pegando uma 'paraíba' lá no Rio que eu sei", ela disse, usando termo pejorativo para se referir a nordestinos de maneira genérica. Ao fundo, é possível ouvir o som de risadas. Ele pareceu não entender e pediu que a chefe de cozinha repetisse. Ao tentar se corrigir, Bifão trocou a palavra paraíba por "zoadinha" com naturalidade, como se fossem sinônimos.
"Tenho até amigos que são"
Foi tentando se defender de uma acusação de homofobia que Diego Grossi soltou a frase acima. Os peões foram convocados a fazer uma dinâmica de grupo. Nela, deveriam agir como se estivessem participando de um talk show. Quando chegou a vez do publicitário, ele foi questionado sobre as acusações de homofobia que acumulou fora da casa. Sobre o assunto, declarou: "Eu até tenho vários amigos que são [gays]. Eu só não gosto, mas não tenho nada contra... Eu não tenho preconceito, eu só não gosto", disse.
"Não existe racismo"
Em conversa com a digital influencer Thayse Teixeira e a empresária Andréa Nóbrega, Bifão se sentiu à vontade para opinar sobre a questão racial no Brasil, reclamando da militância. "As pessoas ficam se vitimizando por coisas pequenas. Para mim, não existe racismo, cor de pele. E tem gente que tira proveito de certos tipos de situação", disse. Pouco depois, completou: "Tudo é racismo, tudo é feminismo. Não posso falar nada".
Assédio e expulsão
Um dos episódios mais polêmicos da edição até agora foi o beijo forçado de Phellipe Haagensen na ex-BBB Hariany, que culminou não só na expulsão do participante, como também em um inquérito para investigar o caso. No entanto, a atitude machista não foi isolada. Antes do assédio, o ator, que já havia sido acusado pela ex-mulher de ameaçá-la de morte, teve outros comportamentos machistas no reality. Durante uma briga ele comparou mulheres com galinhas, dizendo que fora do confinamento, "suas galinhas lhe davam prazer".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.