Diferença salarial entre gêneros é maior para mulheres aos 50, diz estudo
A diferença salarial entre os gêneros é maior para as mulheres entre 50 e 59 anos, segundo uma análise feita pelo Office for National Statistics (Escritório de Análises Nacionais), da Inglaterra. Ainda de acordo com o levantamento, nessa faixa etária, as mulheres chegam a receber 28% a menos do que os homens.
Segundo a pesquisa, isso se dá por causa do duplo preconceito que elas sofrem: de gênero e de idade. Em média, tanto homens quanto mulheres atingem o pico salarial da carreira aos 40 anos. Ainda assim, elas continuam atrás: ganham 25% a menos do que eles.
Mas os dados mostram que não se trata de um aumento linear conforme o avanço da idade. Entre os 18 e os 21 anos, a diferença é de 18%, e cai para 13% aos 20; volta a subir para 16% aos 30 e, então, vem o salto para 25% aos 40. Aos 60, o índice cai um pouco e chega a 27.6%, número que se estende até a aposentadoria.
No Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados em março deste ano, a diferença salarial entre os sexos é, em média, de 20,5%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.