Marca lança primeira coleção de moda feita a partir do DNA de mulheres
Como a genética pode ser usada na moda? A Amaro lança hoje a primeira coleção de roupas desenvolvida a partir do mapeamento do DNA de mulheres brasileiras. Segundo a marca, a intenção é valorizar as características individuais de diferentes perfis femininos, o que significa fugir das tendências. São 57 peças, com preços entre R$ 100 e R$ 300.
A marca procurou um laboratório de genética e reuniu um time diverso de 19 mulheres, influenciadoras digitais, de várias regiões.
Após a coleta de amostras de saliva das personagens, foi feita a análise de mais de 700 mil regiões do DNA pelo método SNP (Single Nucleotide Polymorphism). Foram mapeadas informações como formas de lidar com estresse, preferências diurnas ou noturnas, habilidades matemáticas e níveis de impulsividade.
Para a geneticista Juliana Saquete, biomédica e especialista em biologia molecular e genética da Genera, o resultado é a personalização dos produtos, de acordo com as preferências e as características de cada um. As 19 mulheres analisadas e que inspiraram as roupas são: Maju Silva, Carol Rocha, Stella Yeshua, Loo Nascimento, Cris Paladino, Mel, Poliana Okimoto, Keila Gomes, Julia Ferreira, Camila Acchutti, Lian Tai, Lara Dias, Joana Cannabrava, Mari Maria, Gabie Fernandes, Gessica Justino, Fabi Justus, Vanessa Rozan e Suzana Ceridono.
Após o brainstorm entre estilistas, designer de estampas e a geneticista, a inspiração para o desdobramento dos dados genéticos se traduziu por meio das cores, tecidos, fluidez, estampas e modelagens.
O time de criação desenvolveu as peças sem saber quais informações eram de cada personagem, para não influenciar no produto final.
Por exemplo, Loo Nascimento (na foto) apresentou impulsividade média, que foi traduzida em estampa marcante, modelagens leves e tecidos confortáveis de fibra natural, priorizando conforto, avaliando a forma de ela lidar com o estresse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.