#RespeitaAsMinas: torcida celebra, enfim, protagonismo feminino no Paulista
A final do Campeonato Paulista de Futebol Feminino aconteceu neste sábado (16) na Arena Corinthians, em São Paulo. O time que jogou em casa levou o título por 3x0 contra o São Paulo. O jogo bateu recorde de público: 28.609 compareceram ao estádio para prestigiar as atletas —o que deixou tanto as jogadoras quanto a torcida bastante emocionadas. "O futebol feminino merecia esse momento", declarou a lateral-esquerda corintiana Tamires, através das redes sociais.
Do outro lado, a lateral tricolor Jajá foi filmada chorando e explicou o momento emocionado em entrevista pós-jogo: "Independentemente de ser São Paulo, de ser Corinthians, hoje eu posso dizer que o futebol feminino lota estádio. Foi bonito, foi maravilhoso, emocionante ver a torcida do Corinthians apoiando o futebol feminino. Juntou tudo na minha cabeça".
Ao longo da partida, as hashtags #RespeitaAsMinas e #FinalMajestosa ficaram entre os assuntos mais comentados do Twitter. Entre os comentários, torcedoras e torcedores exaltaram que o futebol feminino estava, enfim, tendo o protagonismo e o reconhecimento que merece.
"Que felicidade ver tanta gente apoiando o futebol feminino", escreveu uma torcedora. "Enfim, elas tão tendo o protagonismo que merecem! Viva a igualdade no esporte!", publicou outra apoiadora. "Independente do clube...Viva o futebol feminino. Lugar de mulher é onde ela quiser", postou um torcedor.
Durante o jogo, houve um protesto contra a desigualdade salarial entre homens e mulheres. Após o primeiro gol, no lugar do placar 1x0 foi mostrado 0,8x0. Isso porque uma pesquisa recente do IBGE mostrou que mulheres ganham até 20,85% a menos do que os homens ao exercerem a mesma função que eles dentro de uma empresa. A iniciativa foi uma parceria entre a Federação Paulista de Futebol e a ONU Mulheres.
Após o momento histórico, jogadoras do Cortinhians se pronunciaram nas redes sociais:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.