Criança reclama de racismo em festa infantil e caso viraliza na web
Uma atitude pra lá de consciente de uma criança acabou viralizando entre internautas após o relato de seu pai ser compartilhado no Facebook.
Miguel participava da festa de aniversário de um colega quando seu amigo começou a ser alvo de ofensas racistas por parte dos convidados. Incomodada com a situação, a criança mandou uma mensagem para seu pai, Mateus, pedindo que fosse busca-lo.
"Pai, vem me buscar, fazendo favor, não quero ficar na festa do Gabriel. Você sabe que o Rafa é meu melhor amigo da escola, né. Aí o Gabriel e os outros meninos tão fazendo bullying com o Rafa. Tão chamando ele de preto e gordo. Eu não fiz bullying não, tá? Eu defendi ele e falei pra parar", conta a criança, que acrescenta:
"Eu falei pro pai do Gabriel e pro homem que tá vestido de Minecraft, mas eles deram risada. Agora, a gente tá aqui sozinho. Pai, quando você vir, pega o Rafa também pra gente não deixar meu amigo aqui sozinho."
Poucos minutos depois, Mateus respondeu dizendo que estava a caminho para buscar o filho na festa.
"Oi, campeão, o papai está aí perto. Chego em 10 minutos, e fica tranquilo que vamos levar o Rafinha, sim. Se esses meninos tentarem qualquer coisa e você precisar se defender, se defenda. As aulas são pra isso", disse o pai.
Após o ocorrido, Mateus resolveu compartilhar a conversa que teve com o filho em seu perfil no Facebook. A publicação, que foi feita no último sábado (23), Já teve mais de 140 mil reações, 16 mil comentários e 111 mil compartilhamentos.
"Extremamente triste com a situação, mas, por outro lado, feliz pela atitude do meu filho em não se juntar aos outros meninos. Mas fica a reflexão... nenhuma criança nasce preconceituosa e muito menos agressiva, ou seja, ela aprende isso de alguma forma e, na maioria das vezes, é em casa, com base na educação que os pais dão e, principalmente, no comportamento deles. Então, pensem bem no tipo de exemplo que vocês, pais, dão a seus filhos", escreveu Mateus.
Nos comentários, diversos internautas elogiaram pai e filho por sua postura.
"Fiquei emocionada com o desconforto que seu filho teve com o amiguinho. Mas, extremamente feliz com a atitude que o seu filho teve com o amiguinho. Caráter vem de berço. Não se compra caráter. Parabéns pela educação e ato de generosidade com você para o seu filho. Boa observação que você fez para o seu filho, as aulas são para isso", escreveu uma internauta.
"Parabéns pela sua atitude, garoto. O mundo com certeza precisa de mais pessoas assim, e parabéns para o pai e a mãe pela linda educação", comentou outra internauta.
"Parabéns pela educação que você tem dado pra ele! Triste é saber que até os adultos fizeram deboche ao invés de ajudar e repreender as outras crianças", analisou outra internauta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.