Disputa entre Nirvana e Marc Jacobs tem novo episódio na Justiça dos EUA
O estilista norte-americano Marc Jacobs entrou com uma ação contra a banda Nirvana por duvidar de que seu vocalista, Kurt Cobain (morto em abril de 1994), foi realmente o criador da "smiley face" que se tornou uma das mais fortes marcas do grupo, desde 1991.
A "carinha sorridente" virou assunto de uma disputa judicial entre os músicos e o estilista desde dezembro do ano passado.
Jacobs é acusado pelos integrantes ainda vivos da banda de ter se apropriado, sem autorização, do desenho para criar uma coleção de roupas.
A "smiley face" apareceu pela primeira vez em 1991, em um panfleto para uma festa de lançamento do disco Nevermind. Seu design foi registrado pela banda em 1992.
O processo movido contra Jacobs desde dezembro de 2018 está em nome da Nirvana LLC, entidade jurídica formada em 1997 por Dave Grohl, Krist Novoselic e pela Cobain Estate, controlada por Courtney Love (ex-mulher de Kurt e mãe de sua única filha).
Segundo o site The Hollywood Reporter, ontem o estilista entrou com uma contra-ação no processo. O objetivo é cancelar os direitos autorais que o grupo tem sobre o símbolo.
A defesa do estilista alega que tanto Grohl quanto Novoselic já afirmaram que não sabem quem criou a "smiley face". Diz também que não é possível localizar uma testemunha que comprove que o desenho foi criado por Kurt Cobain, o que poderia colocar em xeque os direitos autorais adquiridos pelo grupo.
A disputa judicial teve início após o lançamento de uma coleção comemorativa da grife de Jacobs para homenagear uma linha de roupas lançada por ele em 1993 com inspiração no grunge. Na coleção atual, foram apresentados, por exemplo, camiseta, moletom e um par de meias com o desenho de uma carinha sorridente onde são vistas as letras M e J no lugar dos olhos e a palavra "heaven" (paraíso) sobre eles.
O desenho lembra — e muito — o símbolo que há anos identifica o Nirvana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.