Separação: o que dizer aos filhos quando o casamento acaba?
O casamento acabou. Os dois dividiram as coisas da casa. A papelada do divórcio está preparada. Difícil, claro. Só que o filho pequeno de vocês ainda está querendo respostas.
É preciso dizer o motivo real da separação? E se houve traição? Ou um relacionamento abusivo? Universa consultou especialistas em relacionamentos e psicológicos para tentar desvendar esse dilema amoroso tão cheio de perguntas e com tão poucas respostas.
Vamos lá. Será que seu filho de 11 anos, por exemplo, precisa saber que o pai tinha outra namorada? Ou outras? Para o terapeuta comportamental Giovani de Capri, o conselho é não despejar um monte de sofrimento no colo da criança.
Melhor contar? Talvez não.
Consultamos terapeutas de casal que chegaram a um consenso: não é preciso entrar em tantos detalhes com o filho ainda na infância ou adolescência sobre o motivo da separação. Especialmente quando envolve traição ou violência física.
Se você foi vítima de violência doméstica, busque ajuda para você e seus filhos.
Mesmo em um momento tão delicado, é bom deixá-lo seguro de que tudo irá se dar certo, mostrar os próximos passos e tentar deixar claro que é normal: casais nem sempre duram para toda a eternidade.
Ok, você quer contar detalhes. O que fazer?
"Normalmente, quando se separam, pai ou mãe desejam desconstruir a figura do ex-parceiro diante dos filhos. Além de ser ilegal, por ser classificado como alienação parental, isso cria uma dificuldade dos filhos em se relacionar bem com os dois, tendo que a todo momento tomar partido de alguém", explica. "Uma dica é dizer que existe ex-marido e ex-esposa, mas que nunca haverá ex pai ou mãe", diz. E isso acontece.
Como fazer?
Combine antes com o ex a maneira como o assunto será abordado. É importante que vocês mantenham a calma e façam um ensaio sobre o que vão falar ao filho antes de tocar no assunto.
"Os pais precisam concordar com o que vão compartilhar. Se cada diz uma coisa, a situação complica ainda mais na cabeça do filho", aconselha a coach de relacionamentos Miria Kutcher.
A criança não é boba e vai notar se você estiver mentindo. Então use algumas táticas para falar a verdade:
"O ideal é falar de forma mais amena, os dois juntos, mas é preciso conversar antes para decidir o que será falado, e como, para que não acabe em discussão e lavação de roupa na frente dos filhos", acrescenta a psicóloga Renata de Azevedo, especialista em relacionamentos.
Não ataque o ex
"Contar a verdade é uma atitude positiva, mas não precisa vir com todo peso das emoções. Se não há como controlar a sensação, é mais fácil falar menos dos sentimentos e mais dos fatos. Isso já ajuda", explica Suely Buriasco, especialista em mediação de conflitos.
"O que não é concebível é querer fazer do filho o confidente, muito menos querer que ele tome qualquer partido", conclui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.