French bob: o corte curto "antiguinho" que promete ser tendência em 2020
Voltar ao passado pode ser algo bem moderno! Isso fica claro em uma tendência de corte de cabelo que estava com tudo em 1920 e agora é desejado por garotas descoladas que estão de olho em 2020. O corte engloba fio na altura da boca, ou do queixo, e franja curta e se chama French Bob. Nas telinhas, está fazendo a cabeça de algumas personagens da novela "Éramos Seis", na Rede Globo.
O cabelo curto e cheio de atitude, conhecido popularmente como 'bob', já dava muito o que falar no passado. Em 1910 a atriz e cantora francesa Polaire foi uma das primeiras famosas a desafiar o costume da época, que impunha cabelos longos para as mulheres, e fazer um corte radicalmente batido. Já a variação francesa, do French Bob, ganhou espaço na década de 20, com o início do cinema e suas estrelas, como Irene Castle e Mary Thurman.
De lá pra cá, alguns 'revivals' aconteceram, como em 1970 e 1990."O French Bob possui algumas particularidades que o definem e fazem com que ele seja extremamente estiloso e atemporal. O primeiro fator é o comprimento. O corte é curto, geralmente atingindo a altura da mandíbula, e tem uma base mais reta. Além disso, a franja é posicionada acima das sobrancelhas (reta e cheia ou toda desfiada)", diz Raphael Cintra, hairstylist do The Art Salon, de São Paulo.
As franjas são mesmo uma marca registrada das francesas, e não poderiam estar de fora deste corte que leva uma nacionalidade como ponto de estilo.
"O ideal é optar por seu corte irregular, pois as francesas são adeptas dos visuais com cara de 'acordei assim'. Algumas mulheres preferem os formatos mais arredondados e com pontas laterais mais longas, dando contorno ao rosto", diz Anne Trentim, cabeleireira do Jacques Janine Fashion Mall, no Rio de Janeiro.
Liso, ondulado e cacheado
"Apesar de ser um corte comum para quem tem o cabelo fino e liso, o French Bob também é interessante para mulheres com fios ondulados e cacheados. Ele fica lindo em qualquer formato de rosto, sendo elegante e moderno", diz Wesley Nóbrega, hairstylist do espaço Allummê, em São Paulo.
Sprays texturizadores podem trabalhar como aliados para um volume incrível no French Bob.
A dermatologista Adriana Cairo, entretanto, conta que é preciso ter apenas um cuidado com a utilização do cosmético. "Por se tratar de um corte curto, é necessário ter a cautela de usar os finalizadores apenas no comprimento e pontas. No caso dos sprays, o ideal é borrifar o conteúdo nas mãos e aplicar, para evitar que a fórmula chegue até o couro cabeludo, o sensibilizando", diz a médica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.