Aconteceu na novela: dá para notar que uma camisinha está furada?
Na novela "Amor de Mãe", da Rede Globo, Camila (Jessica Ellen) engravidou de Danilo (Chay Suede) porque a mãe dele, Thelma (Adriana Esteves), furou as camisinhas masculinas que o casal usava como método contraceptivo.
Além de ter levado os personagens a discutirem sobre até que ponto a mãe pode influenciar na decisão de o filho ser pai ou não (inclusive, minando também o direito de a mulher escolher se quer engravidar ou não), a cena instiga uma dúvida: é possível perceber se o preservativo está furado antes de usá-lo?
Conversamos com a ginecologista Debora Rosa, que atende na linha natural e também é obstetra holística, para tirar dúvidas.
Camisinha furada: dá para notar antes do sexo?
Na cena de "Amor de Mãe", a personagem Thelma usou alfinetes para sabotar os preservativos, furando o material ainda com a embalagem da camisinha lacrada. A ginecologista explica que, a olho nu, não é possível reparar nesse tipo de adulteração.
Ela sugere, assim, que a análise seja feita depois do uso, com o "teste da água".
"Na cena da novela, por exemplo, não teria como o casal saber se for um furinho pequeno. Mas depois da ejaculação, eu oriento a encher o preservativo com água e ver se sai esse jatinho", pondera.
A mulher e o homem, ao descobrirem que não estavam protegidos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) ou do risco de gravidez, podem, assim, tomar as medidas de cuidado mais rapidamente.
"Eu não sou favorável a hormônio, mas, nesse caso, é possível tomar pílula do dia seguinte. Também é importante investigar doenças, buscar as soluções para as possíveis ISTs".
Se o homem ejaculou, a mulher consegue perceber que houve 'vazamento'?
Segundo a médica, sim. Ela explica que o sêmen tem um cheiro característico de água sanitária e que pode ser notado como uma secreção além da produzida pela vagina naturalmente. "Por sair uns 2ml, é possível perceber e ficar uma secreção que não é a que se identifica como de cheio natural de vagina. É possível também que, no dia seguinte, pingue um pouco".
Caso se tenha dúvidas sobre a condição da camisinha e se ela, de fato, cumpriu seu papel, é recomendado se consultar com um profissional de saúde.
Camisinha estoura x Camisinha furada
A ginecologista explica, ainda, que há diferença entre a camisinha "estourar", como se diz popularmente, e ela estar furada. "Quando ela estoura, ela rasga e vai toda para a base do pênis", diz. "Mas isso é raro e, se usar direitinho, pode acontecer no máximo duas vezes na vida, e se acontecer".
Faz parte do "usar direitinho" mantê-la guardada em segurança: evitar locais muito quentes ou muito frios, não guardar perto de objetos pontiagudos, respeitar a data de validade indicada na embalagem.
Como colocar a camisinha de forma segura
Para que a camisinha tenha sua eficácia garantida (98% de taxa de proteção no uso perfeito e 82%, na vida real) vale dizer, é importante colocá-la assim que começam as preliminares. Além de garantir que nenhum tipo de secreção do pênis já entre em contato com a vulva ou a vagina da mulher, a medida 'antecipada' tem mais uma justificativa.
"O pênis pode ficar muito lubrificado e, quando colocada, a camisinha pode escorregar no pênis e sair na hora da relação", comenta Debora. Na colocação, vale dizer, é fundamental tirar o ar da ponta da camisinha e desenrolá-la até a base do pênis.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.