Comme Des Garçons se desculpa por modelos brancos com perucas trançadas
A Comme des Garçons emitiu um comunicado de desculpas após colocar modelos brancos com perucas trançadas no desfile da coleção masculina outono-inverno 2020 durante a Paris Fashion Week, na última sexta-feira (17).
Pierrick Le Verge, estilista da grife, que foi acusada de apropriação cultural por usar o penteado da cultura negra, justificou ter sofrido um "lapso de julgamento" em resposta à imprensa, em que detalhou o motivo para ter usado as cornrows — estilo de trança de cabelo, no qual o cabelo é trançado muito perto do couro cabeludo, usando um movimento para baixo e para baixo para fazer uma linha contínua e elevada.
"Queridos, minha inspiração para o desfile da Comme des Garçons foi o príncipe egípcio. Um olhar que achei verdadeiramente bonito e inspirador. Um olhar que foi uma homenagem. Nunca foi minha intenção magoar ou ofender alguém, jamais. Se o fiz, peço desculpas profundamente", escreveu ele em suas redes sociais.
A justificativa de Le Verge causou estranhamento na mídia internacional especializada em moda. Isso porque, embora o estilista tenha afirmado sua inspiração na cultura egípcia antiga, não há referências dessa época nos desenhos originais da coleção.
Vale lembrar que essa não foi a primeira vez que a Comme des Garçons foi criticada pela falta de representatividade. Em 2018, a grife japonesa escalou seu primeiro modelo negro para um desfile.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.